26 agosto 2010

Pedalar emagrece?

Bicicleta, bike, magrela, quem nunca teve uma quando criança? Como era prazeroso sair pedalando, sentindo toda adrenalina quando nossos pais retiravam as rodinhas de apoio da nossa bicicleta. Se conhecêssemos os benefícios que a bicicleta traz para nossa saúde, jamais deixaríamos as pedaladas esquecidas na lembrança.

Seja para ir ao trabalho, a universidade, seja para passear, é um dos exercícios aeróbicos mais completos quando praticado de forma correta. Assim como a caminhada, não impõem restrições a questão de idade ou peso. Além de sua prática ser prazerosa os benefícios para a forma física são inúmeros, pois o ciclismo trabalha as pernas, bumbum, panturrilha, melhora o condicionamento físico, enrijece a musculatura, melhora de forma considerável o sistema cardiovascular e respiratório e ainda de quebra queima calorias, trabalhando a região abdominal, uma hora de pedalada com ritmo moderado chega a queimar 350 calorias.


Se você se empolgou com essa atividade física, mas morre de medo de sair pedalando pela cidade, ou se não aventura-se a umas pedaladas desde a infância, pegue leve, apesar de muitas cidades possuírem ciclovias ou parques que possibilitem a prática do ciclismo, fique atenta a alguns cuidados para iniciantes, primeiro certifique-se da manutenção da bike, afinal freios e pneus tem que estar em bom estado, procure ir praticando aos finais de semana em ruas e lugares que sejam mais calmos, mantenha sempre os dedos nos freios e olhar atento ao lugar que está praticando. Quando estiver mais confiante e para que o exercício seja mais efetivo a dica é procurar praticá-lo em lugares que apresente declives e aclives, pois esse treinamento exercita toda a musculatura, procure alternar a intensidade e a cada cinco ou dez minutos levante-se do banco e pedale em pé, para que ocorra a circulação sanguínea na região pubiana.

Assim como a natação, o ciclismo apresenta vantagens sobre outros exercícios aeróbicos, uma vez que elimina o impacto do peso corporal em relação à ossatura e os músculos durante a sua prática, pois o peso do corpo é praticamente todo apoiado sob o banco da bicicleta, dessa forma não agride as articulações e aos que se encontram um pouco acima do peso possibilita não sentirem-se muito cansados, além do cansaço natural exigido pela prática da atividade, além dos benefícios ao corpo, ajuda a liberar o estresse sentido durante o dia, nos possibilita conhecer lugares, sendo excelente para a mente.

Apesar de ser considerado um exercício de baixo impacto, a única restrição são as pessoas que apresentem problemas nos joelhos e coluna, visão, audição ou de equilíbrio, pois pela posição e pelos movimentos, dependendo do caso pode-se agravar a situação, por isso antes de iniciar qualquer atividade física, recomenda-se uma avaliação médica ou o acompanhamento de profissionais qualificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário