Pode parecer engraçado ou, até mesmo, inviável para a realidade brasileira, mas não deixa de ser uma ideia bastante interessante. A Manifesto Architecture, uma empresa de arquitetura com base em Nova York identificou alguns problemas com relação aos bicicletários convencionais.
Primeiro: são insuficientes.
Segundo: demandam muito espaço.
Terceiro: esse espaço é muitas vezes tomado dos pedestres, principalmente em cidades grandes, com suas calçadas estreitas e tráfego de pessoas também intenso.
Basta pedalar numa bicicleta estacionária geradora de energia para rotacionar o aparato. Essa seria toda a energia necessária, de acordo com os arquitetos, para fazer o Bike Hanger funcionar.
Mas daí, surgem alguns questionamentos:
Será que os mecanismos de segurança são suficientes?
E quanto à quantidade de bikes comportadas, será que vale a pena o custo-benefício?
Esse projeto foi desenvolvido especialmente para a cidade de Seul, onde inclusive recebeu prêmio de design em 2010.
E no Brasil? Será que o país encararia um projeto como esse, realizando essa mudança de estrutura, ou ficaria apenas com os bicicletários convencionais? É um projeto inovador e sofisticado ou fora da realidade brasileira pelo menos?
Caso queiram ver mais imagens e obter mais informações sobre o Bike Hanger, só acessar o Arch Daily (em inglês).
Fonte: Racquel Tomaz http://www.bemvindocicloturista.com.br/
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