27 agosto 2012

Programa de incentivo ao uso da bicicleta


Laycer Tomaz
Martins destaca a necessidade de melhoria das condições de mobilidade urbana.
A Câmara analisa o Projeto de Lei 6474/09, do deputado Jaime Martins (PR-MG), que cria o Programa Bicicleta Brasil (PBB) nos municípios com mais de 20 mil habitantes. A proposta destina 15% do valor arrecadado com multas de trânsito para financiar o programa.
Entre os objetivos do programa estão:
- apoiar estados e municípios na instalação de bicicletários públicos e construção de ciclovias e ciclofaixas;
- promover a integração das bicicletas ao sistema de transporte público coletivo;
- promover campanhas de divulgação dos benefícios do uso da bicicleta como meio de transporte econômico, saudável e ambientalmente adequado.
A proposta também inclui essas atribuições entre as atividades que podem ser financiadas com recursos da Cide-Combustíveis, por meio de alteração na lei que fixa os critérios desse tributo (Lei 10.636/02), e no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).
Contribuições e doações
O PBB também será financiado por dotações orçamentárias de todos os níveis de governo e por contribuições e doações de organizações, pessoas físicas e jurídicas nacionais e estrangeiras. A execução do PBB será responsabilidade dos setores públicos e privados ligados ao trânsito e à mobilidade urbana.
Segundo o deputado, a melhoria das condições de mobilidade urbana "é um dos grandes desafios do poder público nos tempos atuais". Paralelamente, ele lembra da necessidade de se buscar a redução da emissão de poluentes e de gases do efeito estufa. "Essa circunstância tem levado os governos, em vários locais do planeta, a voltarem suas atenções para a bicicleta como meio de transporte".
Tramitação
O projeto tramita de forma conclusiva pelas comissões de Viação e Transportes; de Desenvolvimento Urbano; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Rodrigo Bittar 
Edição - Newton Araújo

Enquete: Tendo em vista que as últimas enquetes mais votadas, foram sobre União homoafetiva e sobre cotas. E que esses assuntos acabaram sendo citados na Câmara, gerando grande impacto na mídia. Talvez consigamos fazer o mesmo com essa enquete sobre o uso das bicicletas. 
Obs.: Com apenas mais 18.000 votos,  esta será a enquete mais votada do ano. Clique aqui para opinar neste enquete e ajudar este movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário