14 setembro 2010

Tecnologia Apple nas bicicletas?

image

Um pedido de patente da Apple tem causado alvoroço no mundo da bike. Na semana passada a empresa descreveu um sistema para usar o iPhone, iPod ou outro dispositivo eletrônico como uma interface para um computador da bicicleta multi-funcionalidade.

Hoje os ciclocomputadores são tipicamente limitados principalmente a dados como velocidade, distância e cadência com a possibilidade de integração de outros dispositivos, como monitores de freqüência cardíaca. Os planos da Apple revelam um âmbito muito mais amplo para incorporar recursos como GPS, a comunicações entre múltiplos pilotos dentro de um grupo, a gravação do tempo e até configurações de engrenagens. 

A premissa é um pouco como Nike + iPod da Apple, um sistema para corredores que seria formatado para os ciclistas grande diferencial parece ser o projeto para trabalhar com equipes de ciclistas para que eles possam se comunicar uns com os outros on-the-fly sobre a dificuldade do trajeto ou percepções de problemas. 

O sistema monitora a velocidade de bicicleta, distância, tempo, altitude, inclinação, o declínio, a freqüência cardíaca, potência, configuração do câmbio, cadência, velocidade do vento, o caminho completo, o caminho futuro esperado, a potência e velocidade. O sistema pode utilizar vários sensores internos para o iPhone, além de trabalhar com sensores já embutido na própria bike. Patente da Apple é extremamente detalhado e repleto de achados interessantes que o ciclista desportivo irá realmente apreciar. 

Os sistemas de comunicações incorporadas ao pacote pode permitir que os pilotos possam partilhar as suas características de pedal para ajudar na formação de grupos permitindo que todos andem na mesma toada. O bikers também pode se comunicar uns com os outros através de vários métodos, bem como com terceiros. 

O usuário também pode fazer avaliações e comentários sobre as rotas potenciais para os outros pilotos, com dados sobre as características do pedal oferecendo uma base para avaliar perspectivas e recomendações. 

Como sempre, os pedidos de patente da Apple não são necessariamente reflexo dos produtos que pretende trazer ao mercado, mas eles fornecem alguma dica de projetos que a empresa está pensando e como eles podem influenciar em dispositivos e planos futuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário