16 maio 2012

Sudamerica en bici


UMA VISÃO SOBRE DUAS RODAS

   É sobre duas rodas que os irmãos Villegas já percorreram 13 mil km pela América do Sul. Mário Patrício, 35anos, e César, 27 anos, saíram de Quito, no Equador, em 12 de junho de 2011, desde então já passaram pelo Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai. Neste último sábado, eles chegaram a Rio Grande, devendo deixar a cidade já nesta terça-feira em direção a Pelotas, para logo seguir rumo a Santa Maria e Foz do Iguaçu. A meta, e de que até o final deste ano já tenham concluído o percurso de 25 mil km. A marca inicial seria de atingir os 32 mil km, porém, o frio intenso da Cordilheira dos Andes, impediu que eles explorassem a área, em função disto o trajeto acabou sendo reduzido.
Isto não desanimou os dois ciclistas, que afirmam que não há nada mais interessante do que ter a oportunidade de conhecer as diferentes culturas, realidades e paisagens naturais que América do Sul oferece.
   De acordo com Mario Patrício, a intenção é reunir um apanhado de tudo aquilo que for interessante e curioso para que estes seus relatos possam se transformar em seu segundo livro: “É uma maneira das pessoas saberem o tamanho da riqueza que nos cerca, já que grande parte da população não tem condições de usufruir destas maravilhas”, explicou.
Indo além, o ‘Sudamerica en Bici’ (como foi denominada a aventurados Villegas), é um projeto humanista, cultural, ecológico e é claro desportivo. Pela iniciativa, a dupla está sendo responsável por diversas palestras em escolas, o que acaba sendo um incentivo a mais.
Segundo César, a partida da capital chilena aconteceu com apenas U$25, dando início assim a uma trajetória ainda mais aventureira: “Contamos apenas com a hospitalidade das pessoas. Nunca sabemos o que vamos encontrar. Acabamos sendo alojados em igrejas, corpo de Bombeiros ou até mesmo de pessoas que acabam nos acolhendo. Com relação a alimentação não é diferente, há dias que nos alimentamos muito bem, já em outros temos de conviver com a escassez. Tudo isto faz parte.”, afirmou.
   E por falar em hospitalidade, foi exatamente na primeira cidade brasileira que eles receberam o carinho de quem entendeu a causa. Ricardo Costa, proprietário da loja Pedal Bike, localizada na rua Senador Corrêa, 561, ofereceu toda a manutenção das bicicletas durante a estadia de Mario e César, como explica: “Achamos que é uma iniciativa muito interessante e de alguma maneira queremos colaborar. Entendemos o real propósito e com isso passamos a ser parceiros”.
Outro apoio recebido pelos irmãos é da Associação dos Ciclistas do Rio Grande, através de sua presidente Aline Costa e do vice Lucimar Velleda, eles também contribuíram para a logística.
Somado a isso, os equatorianos não devem deixar de fora do livro, ainda sem título, a visita feita a Noiva do Mar. Para eles a região do Taim e os Molhes da Barra estão entre os pontos mais atrativos da cidade, fazendo com que estes cinco dias que estiveram por aqui também fosse uma prova de que vale a pena o esforço.

Fonte: JORNAL AGORA

Diversão pura...

Repassando conhecimentos...

   Nesta terça-feira, 15 de maio, foi realizada a palestra "Segurança no Esporte", uma parceria com o ciclista e Professor, Adroaldo Garcia e Ciclo Regert. Foi montado uma roda de chimarrão, para que em forma de conversa descontraída entre amigos, fosse feito um demonstrativo de como efetuar a prática esportiva de maneira correta, utilizando monitores cardíacos, de forma segura e sem comprometer a saúde. Adroaldo explicou as melhores formas para que possamos calcular nosso batimento cardíaco máximo e com isso possibilitando acertar as zonas de treinamento.
   Foi feito também uma simulação de treinamento com o ciclista Maurício Ferreira, fazendo um comparativo de sua pressão arterial, batimentos cardíacos, demonstrando os momentos em que o ciclista encontra-se em zona aeróbica e anaeróbica.


   Agradecemos a parceria do Adroaldo, que se dispôs a ter esta conversa com nossa galera e sanar nossas dúvidas. Agora é colocar em prática, para que mais dúvidas surjam... heheihas. Em breve poderemos montar outra roda de chimarrão e aproveitar os conhecimentos que o Adroaldo está tendo a gentileza de nos repassar. Muito obrigado ao Adroaldo, aos ciclistas que estiveram presentes, e ao Maurício, que suou mesmo com o frio que fazia na Rainha da Fronteira.

Link's relacionados: