08 setembro 2014

Acompanhe como foi a Pedalada da Independência 2014

   Neste domingo, 07 de setembro, foi realizada a 6ª edição da Pedalada da Independência (Desafio Lavras d Sul/Bagé no pedal), contando com a participação de cerca de 60 ciclistas. A chuva que castigou nossa região, e o roteiro do evento, durante toda a sexta-feira e parte da manhã da véspera, mais uma fraca chuva durante a noite que antecedia o evento, assustou alguns participantes, e mesmo com a previsão de 0 mm de chuva para o domingo, dia do evento, não se imaginava, que o dia seria tão belo e limpo como foi, com o sol brilhando desde o amanhecer, até o anoitecer, com um céu limpo e temperatura agradabilíssima para pedalar. Mais uma vez, "São Pedro provou que é ciclista"!
   O evento teve sua largada em Lavras do Sul, às 10:50, em frente ao Posto Daterra, após a realização de um Mini-Passeio Ciclístico com os alunos das escolas municipais de ensino fundamental, após a abertura das atividades cívicas do feriado de Independência do Brasil, na Praça da Bandeira.
   Oitenta quilômetros, este era o desafio a ser desbravado pelos participantes, muitos desconheciam a estrada, e com elas as suas dificuldades, mas também as suas belezas. A Estrada do Tigre, secundária para o acesso Bagé/Lavras do Sul, não tem muito movimento, exceto pelos moradores e visitantes da região, considerada por nós ciclistas, como praticamente uma rota ciclo-turística, teve como maior dificuldade alguns trechos de barro, outros com algumas poças d'água, que iam de um lado a outro da estrada. Mas nada que desmotivasse estes verdadeiros "guerreiros" que encararam o desafio de completar esta prova.
   As primeiras subidas, entre pedras encravadas na estrada, levavam à cumes que surpreendiam ao demonstrarem os belos vales da região da campanha gaúcha, diminuindo assim a sensação de cansaço e dando lugar ao prazer da apreciação e do contato homem/natureza que a bicicleta ajuda a proporcionar.
   Antes da descida da Ponte do Tigre, foi montado o Ponto de Hidratação, com frutas, bolos, cucas salgadas e sucos, para ajudar os participantes a reporem as suas energias e conseguirem retomar o roteiro para efetuar  desfecho em Bagé em outra filial do Posto Daterra, onde os primeiros começaram a chegar às 14:45 minutos.
   Durante toda a tarde, ciclistas e mais ciclistas foram chegando ao posto, inclusive aqueles que não participaram, mas estiveram por lá para rever e parabenizar os participantes. Os últimos a concluírem, esta que foi considerada a mais "dura" edição deste evento, encerraram o roteiro às 17:40.

   Parabenizo aqui à todos os participantes, e agradeço à cada um que esteve presente, e com coragem confiou na previsão de tempo bom, e não desmotivou mesmo com a possibilidade real de ter que encarar um pedal no barro.
   Muito obrigado aos ciclistas de fora da cidade, que se deslocaram até Bagé, somente para participar do evento, ou até mesmo para aproveitar e visitar parentes e amigos durante o final de semana.
   Muito obrigado também às empresas e entidades que acreditaram no sucesso deste evento e se fizeram presentes apoiando ou patrocinando, assim como os amigos que auxiliaram na organização do evento, e que de uma forma ou outra se fizeram presentes, não participando no pedal, mas com a sua contribuição, e juntos com nós... Meu muito obrigado em nome da Equipe Ciclo Regert. 


Link's relacionados:
#PedaladaDaIndependencia 
Álbum de fotos (Renan Machado)
Álbum de fotos (Ciclo Regert)
Google History (Heron Regert)