15 dezembro 2011

Apreensão de bicicletas no Rio... Pode?


Choque de Ordem contra as bicicletas


Nesta última segunda-feira, a apreensão de bicicletas de cidadãos cariocas mostrou mais uma vez a falta de bom-senso e a agressividade da atual prefeitura do Rio de Janeiro contra sua população.
Fiscais da prefeitura e guardas municipais, sob a operação Choque de Ordem, cortaram correntes de bicicletas presas a postes no Catete e Flamengo e as recolheram para um depósito da Comlurb.


De acordo com a Subprefeitura da Zona Sul, é proibido prender bicicletas em postes e obstruir a calçada.
Em grandes cidades do mundo, as bicicletas são vistas como solução para o trânsito caótico que se forma com o aumento populacional e a melhoria do nível de renda, que possibilita cada vez mais pessoas a adquirirem automóveis. Além disso, é uma solução saudável e ambientalmente correta, pois é um veículo não poluente e estimula o exercício físico.


No Rio, a prefeitura anterior construiu ciclovias pela cidade, mas existem poucos pontos onde se pode estacionar as bicicletas. Segundo a ONG Associação de Transporte Ativo, existem somente cerca de 3.600 vagas para um total de quatro milhões de bicicletas que circulam pelo Rio.
Choque de Ordem retira bicicletas no Rio
Choque de Ordem retira bicicletas no Rio - Jornal O Globo


Abaixo, frases de protestos de leitores do jornal O Globo, em artigos que seguem logo abaixo:
“O Rio tem tantos problemas mais importantes para serem resolvidos!”
“O uso da bicicleta é para ser incentivado e não reprimido!”
“Agora, se não bastassem as poucas ciclovias, o risco de serem roubados ou furtados devido à ausência de policiamento, a prefeitura resolve aparecer.”
“Ao invés de propiciar uma estrutura, as medidas são sempre as mesmas, punição!”
“Onde ele [Eduardo Paes] quer que as pessoas que resolveram arriscar suas vidas utilizando o único meio de transporte que não agride o meio ambiente parem suas bicicletas?”
“Será que o prefeito quer mais carros e motos nas ruas?”
“Qual deveria ser a prioridade do prefeito? Quebrar correntes de bicicletas ou replanejar o sistema de transportes carioca?”


Veja os artigos de leitores de O Globo protestanto contra a apreensão de bicicletas:
Veja as matérias do jornal O Globo:

Rota Cicloturística Marcia Prado 2011

3º Passeio Cicloturistico - Rota Marcia PradoSaída: São Roque ( onibus )
Destino: Grajaú - Ilha de Bororé
Trajeto : Ilha De Bororé, Imigrantes, Rota Marcia Prado, Cubatão, São Vicente.


Este foi o destino que cerca de 2.800 ciclistas de todo o Brasil fizeram neste domingo, 11 de dezembro, durante a Rota Ciclística Marcia Prado. 



Mas o que é a Rota Marcia Prado?
A Rota Marcia Prado é uma sugestão de uma rota cicloturística feita pelo Instituto CicloBR, para que as autoridades criem um meio atraente e seguro para o ciclista chegar ao litoral paulista. O percurso é inspirado no trajeto da última viagem que a ciclista Márcia Prado realizou.
Desde 2009 o Instituto CicloBR vem encabeçando negociações com vários órgãos governamentais para que essa rota seja aberta em definitivo. Atualmente o único empecilho para a viabilização da Rota Márcia Prado seria que o governo do Estado, junto com a concessionária Ecovias, criasse uma alternativa para que o ciclista que chegasse a Imigrantes tivesse um meio de acessar o Parque da Serra do Mar.
Em 12 de Julho de 2010 foi decretada a lei 51.622 que institui a Rota de cCiclo Turismo Márcia Prado na região entre o Grajaú e a Ilha do Bororé, passando pela Área de Proteção Ambiental - APA Bororé - Colônia, no município de São Paulo.




Veja algumas fotos do grupo Movimento do Pedal, de São Roque, SP, que participaram do evento que teve como pontos marcantes o número expressivo de ciclistas, a diversão e a chuva. Clique aqui.