01 março 2011

Ciclistas sugerem plano educacional para motoristas


Manifestação contra atropelamento coletivo reúne 2 mil pessoas em Porto Alegre


No Largo Zumbi dos Palmares, manifestantes sentaram-se na rua:imagem 2
O grupo Massa Crítica de Porto Alegre — do qual fazem parte os ciclistas atropelados na última sexta-feira, na Cidade Baixa — realizou no fim da tarde desta terça-feira uma marcha em protesto contra o ocorrido e para pedir um trânsito mais humano na Capital. Ao final do trajeto, na Prefeitura, cerca de 2 mil pessoas participaram do ato, que parou o trânsito de várias vias da cidade. 

> Veja em fotos como foi o protesto desta terça-feira

Atendendo a pedidos do grupo, que quando chegou à Prefeitura exigia que autoridades municipais se manifestassem sobre o assunto, o secretário municipal de Coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto, foi até o local conversar com os manifestantes. O Massa Crítica sugeriu ao secretário um plano educacional para motoristas. Segundo o grupo, neste momento o mais importante é educar os condutores em relação ao trânsito seguro para ciclistas e não incentivar o uso da bicicleta.

Na reunião, ficou determinado que novos encontros ocorrerão depois do Carnaval. No dia 7 de abril, haverá uma audiência pública para debater o tema. 

Segundo a BM, que acompanhou a manifestação, cerca de 900 manifestantes saíram do Largo Zumbi dos Palmares pouco depois das 19h.  O grupo fez uma primeira parada no local do atropelamento, na Rua José do Patrocínio, onde realizou uma encenação fazendo referência ao atropelamento.  Depois, os manifestantes passaram pela Rua Coronel Lima e Silva, onde fizeram a segunda parada, antes de voltar à Avenida Loureiro da Silva.  

Os ciclistas e pedestres passaram ainda pela Rua Coronel Fernando Machado e pela Avenida Borges de Medeiros, onde todos deitaram no chão. Por volta das 20h20, o grupo que já somava 2 mil pessoas chegou à Prefeitura para finalizar o protesto. Agentes da EPTC realizaram desvios momentâneos no trânsito para que o movimento fluísse normalmente, mas pontos de lentidão foram registrados na região durante a marcha.


Na rua Borges de Medeiros, manifestantes deitaram-se na rua simulando o atropelamento da sexta-feira, 25 de fevereiro:imagem 5


Fonte: Clic RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário