31 maio 2011

Alberto Contador vence Giro d"Itália 2011


Neste dia 29 de maio, Alberto Contador (Saxobank) foi coroado o vencedor do Giro d’Itália 2011. O espanhol fez uma volta inacreditável, demonstrando uma superioridade indiscutível sobre seus adversários. Ele venceu 2 etapas, deu 2 de presente e chegou entre os três primeiros em 9 etapas decisivas. Contador vencendo seis dos últimos seis Grand Tours que participou. Foram 2 Giro d’Itália, 3 Tour de France e 1 Vuelta de Espanha.
Contador venceu o Giro desse ano, com a maior vantagem que ele já havia colocado sobre o segundo lugar em grandes voltas. A diferença dele e Michele Scarponi (Lampre), foi de mais de 6:00 e quase 7:00 sobre o terceiro colocado Vicenzo Nibali (Liquigas). Scarponi declarou que Contador estava imbatível e que o segundo lugar teve muito valor para ele. Nibali também disse que o Giro desse ano foi bem mais difícil do que o de 2010 e que acredita que tem muito a melhorar, mas que Contador estava imbatível esse ano.
Contador declarou que na primeira semana estava um pouco nervoso e não sabia o tanto que ele mesmo estava forte, nem seus adversários. Porém ele nunca achou que o Giro estivesse em risco. “A equipe fez um trabalho perfeito, fui o mais consistente durante as três semanas, em alguns dias eu estava me sentindo melhor do que em outros. Mas em nenhum momento tive dúvida sobre a vitória” disse o espanhol. Bastante confiança!
Com essa vitória, Contador ganhou posições no ranking dos maiores ganhadores de grandes voltas. Ele é o quinto ciclista da história a conseguir a façanha devencer as três grandes voltas e o sétimo no ranking de número de vitórias, logo atrás de Lance Armstrong, que venceu 7 vezes o Tour de France, mas não venceu nenhum outro Grand Tour.
Ranking Número de Vitórias
  1. Eddy Merckx: 5 TdF; 5 Giro; 1 Vuelta
  2. Bernard Hinault: 5 TdF, 3 Giro, 2 Vuelta
  3. Jacques Anquetil: 5 TdF, 2 Giro, 1 Vuelta
  4. Fausto Coppi: 2 TdF, 5 Giro
  5. Miguel Indurain: 5 TdF, 2 Giro
  6. Lance Armstrong: 7 TdF
  7. Alberto Contador: 3 TdF, 2 Giro, 1 Vuelta
  8. Gino Bartali: 2 TdF, 3 Giro
  9. Alfredo Binda: 5 Giro
  10. Felice Gimondi: 1 Tour, 3 Giro, 1 Vuelta
Ranking Vencedores das 3 Grandes Voltas
  1. Eddy Merckx: 5 TdF; 5 Giro; 1 Vuelta
  2. Bernard Hinault: 5 TdF, 3 Giro, 2 Vuelta
  3. Jacques Anquetil: 5 TdF, 2 Giro, 1 Vuelta
  4. Alberto Contador: 3 TdF, 2 Giro, 1 Vuelta
  5. Felice Gimondi: 1 Tour, 3 Giro, 1 Vuelta
Com apenas 28 anos, Contador, nascido em Pinto na Espanha, tem chance de se tornar um dos maiores vencedores da história de grandes voltas. Um grande problema, que ainda assombra o ciclista, é a questão do Teste de Doping, que acusou a utilização de Clembuterol, substância dopante. Ele foi liberado pela Federação Espanhola, para poder continuar correndo. Porém a UCI (União Ciclistica Internacional) e a WADA (World Anti-Doping Agency) apelaram sobre a decisão para o CAS (Comissão de Arbitragem do Esporte). A audiência sobre o caso ainda não teve sua data definida.
Mesmo que Contador seja condenado, provavelmente ele perderá o título do Tour de France de 2010, mas não o Título de vencedor do Giro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário