09 dezembro 2011

Voltar no tempo?


Com certeza não! É um olhar especial visando um futuro melhor para todos.
Esta é uma das idéias principais do bike delivery? As grandes cidades urbanas sofrem cada vez mais com congestionamentos e poluição sonora-atmosférica, apesar da alta nos preços dos combustíveis, que afeta mesmo quem aderiu ao uso dos transportes públicos.
Há muita gente na busca por soluções ou alternativas. A Federação Europeia de Ciclismo, que faz parcerias  para estimular o uso da bicicleta, lançou o Cycle Logistics, um incentivo para a retomada do uso de bicicletas para fazer pequenas entregas.
O projeto prevê a implantação em 12 países até 2014. Em comunicado oficial, Bernhard Ensink, secretário geral da Federação, diz que todas as empresas e cidades modernas e sustentáveis deverão incorporar a bicicleta para fazer a entrega de mercadorias.
A intenção é substituir carros, ônibus e caminhões por uma alternativa mais econômica, saudável e sustentável de transporte de produtos nos centros urbanos. De acordo com a Federação, o uso de 2 mil bicicletas na entrega de 10 mil encomendas poderá poupar 1.300 toneladas de combustível e evitar a emissão de 3.500 toneladas de CO2 na atmosfera.
“Atualmente, metade de todas as viagens na cidade estão relacionadas à entrega de encomendas, enquanto um terço delas representam entregas rápidas”, explica Randy Rzewnicki, diretor do projeto. “Por isso, há um grande potencial de que esse projeto incentive as viagens por bicicletas, desestimulando o uso de veículos motorizados.”
O foco do Cycle Logistics são os pequenos comerciantes e as empresas especializadas em delivery. Além disso, os órgãos públicos também serão incentivados a utilizar as bikes nos serviços municipais.
Algumas cidades da Europa já possuem a bicicleta como principal transporte para entrega de correspondências e compras de supermercado, por exemplo. E a tendência é que esse uso seja cada vez maior, já que o transporte por veículos motorizados pode se tornar cada vez mais lento se comparados às entregas feitas por bike delivery!
Aqui em Bagé alguns mercados de pequenos bairros possuem este serviço, assim como entregadores de água e gás para cozinha também. Não podemos esquecer é claro dos carteiros, mesmo que sua frota da cidade tenha caído cerca de 60%, passando seus carteiros ciclistas para motociclistas, aumentando também os riscos de acidentes de trabalho.
Matéria adaptada do site Greenstyle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário