03 julho 2012

O 03 de Julho na história do BMX


   Foi em 1969, na cidade de Santa Mônica (EUA), que surgiu o bicicross através de um grupo de adolescentes que se reuniam e tentavam fazer com suas bikes as mesmas manobras que os pilotos de motocross faziam. Muitas são as histórias que falam sobre a origem do bicicross no Brasil. Assim sendo,revendo alguns escritos constatamos que Orlando Camacho em 3 de julho de 1978, foi convidado pela Monark Racing do Brasil, na América do Sul a implantar o Bicicross no Brasil,também conhecido por BMX. Foi aí que surgiram as primeiras bicicletas modelo aro 20 circulando pelas ruas e avenidas.
   Estava iniciando a modalidade esportiva radical que perdura até nossos dias . Inicialmente praticava-se o bicicross em rampas de madeira,em praças e escolas e segundo consta foi em Guarujá-SP. Posteriormente, inaugurava-se a 1º pista de bicicross com o patrocínio da Monark na Marginal Pinheiros,na Capital Paulista.Surgia aí a primeira equipe de pilotos de bicicross formada por: Formiga,Meio Kilo, Oklinhos, Niltão, Pedrão e Erwin entre outros.
   Essa mesma empresa, a Monark , em Junho de 1984 , construiu uma pista e organizou a primeira prova de bicicross em Campos do Jordão-SP, cidade em condições climáticas ideais para a prática desse esporte.. O bicicross tem sido, ao longo dos tempos, o esporte preferido pela garotada, aparecendo em programas de televisão e com transmissão ao vivo,durante uma certa época, e hoje possui vários sites na internet, mas, um dos momentos mais marcantes de sua história foi em l982, quando do lançamento do filme ET-O Extraterrestre” ocasião em que o produtor Steven Spilberg colocou uma turma de garotos fazendo peripécias com suas bikes aro 20 ,deixando meninos e meninas da época alucinados em adquirir uma bicicleta e imitar os personagens do filme.
   Essa modalidade esportiva possui um organismo internacional a UCI, no Brasil temos a Confederação Brasileira de Bicicross e no Estado de São Paulo a Federação Paulista de Bicicross, atualmente dirigida por Paulo Peres com Presidente e Oklinhos como Vice Presidente, um dos pioneiros do bicicross no Brasil.
   É, sem dúvida um dos esportes radicais mais emocionantes e que aglutina grande número de adeptos cuja faixa etária varia de 5 anos até a idade limite da capacidade física dos pilotos de ambos os sexos, sendo um dos primeiros esportes radicais oficialmente integrados aos Jogos Olímpicos.
Fonte: www.fpbx.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário