09 agosto 2012

Rua José do Patrocínio pode ter uma ciclovia

   Está protocolado na Câmara de Vereadores o requerimento para que seja implantada uma ciclovia desde a avenida José do Patrocínio até a rótula da Leonel Brizola.
 
FRANCISCO DE ASSIS
PERIGO: bicicletas dividem o espaço com automóveis
 

   A justificativa para a solicitação é a de ampliar a infraestrutura da mobilidade urbana, além de oferecer maior segurança aos trabalhadores que utilizam as bicicletas, um transporte alternativo como principal meio de deslocamento.
Na rua trafega uma quantidade considerável de carros, motos, e bicicletas, o que gera insegurança por parte de quem utiliza o espaço. Alessandra Rosa transitava pela via a pé. Ela concorda com a necessidade da ciclovia. “Não tem espaço para as pessoas caminharem”, reclama. Ela conta que já soube de alguns acidentes entre automóveis e ciclistas naquela rua.
O ciclista que passava pelo local, Mateus Quadros Nascimento, conta ter presenciado alguns acidentes envolvendo bicicletas, automóveis e motocicletas nesta avenida. Para ele uma ciclovia facilitaria o deslocamento de quem utiliza aquela via.


   Este tipo de iniciativas só tem a somar a melhoria da circulação das bicicletas e dos pedestres em nossa cidade, que acabam dividindo a rua com os carros, mas vale destacar a necessidade de construção de calçadas ou ciclovia compartilhada, sem esquecer que uma sessão especial para estacionamento dos carros também deve ser observada neste local, tendo como exemplo negativo o estacionamento da Avenida Visconde de Ribeiro Magalhães, onde os carros estacionam em cima da ciclovia, obrigando os ciclistas, inclusive crianças, a invadirem a área dos carros. O ideal para este projeto também seria aproveitar para incluir o restante da Av. Santa Tecla, que ficou sem ciclovia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário