04 janeiro 2013

Ex-campeão mundial morre em acidente


Burry Stander (Specialized) é executado com a sua moto
   Burry Stander foi morto em um acidente de treino na África do Sul na quinta-feira 3 de janeiro. O piloto de mountain bike cross country foi atingido por um táxi durante seu treinamento.
"É com grande tristeza e choque total que Ciclismo África do Sul confirma a morte trágica de hoje do nosso ciclista campeão montanha, Burry Stander", dizia um comunicado da federação de ciclismo na quinta-feira. "Burry estava fora em um passeio de treinamento, quando ele foi atingido por um veículo a motor em Shelly Beach no KwaZulu-Natal South Coast. Detalhes do acidente ainda estão sendo investigadas."
Um dos pilotos de topo na Copa do Mundo de circuito, Stander tinha subido o seu caminho até as fileiras, montando nos últimos anos com Corrida Especializada . Ele ganhou o campeonato mundial U23 cruz país em 2009.
Mais recentemente, em 2012, ele terminou em quinto no Jogos Olímpicos de Londres e conquistou a Copa do Mundo de Windham. Ele coroou a temporada com uma vitória no Mundial de Singlespeed campeonatos na África do Sul.
Em 2012, ele também foi casado com a pró ciclista Cherise Stander, que recentemente trocou as provas de ciclismo de estrada para as corridas de bicicleta de montanha.
"Burry, que foi o ciclista da bicicleta mais bem-sucedido de montanha do país já viu, e cuja carreira promissora foi bruscamente interrompida, foi um verdadeiro ícone e esportivo modelo", diz a declaração Ciclismo do Sul da África. "Não só isso é uma perda para o desporto do Sul Africano, mas perdemos um verdadeiro cavalheiro que através de seu profissionalismo, modéstia e humildade, sempre mostrando coragem indomável, representou nosso país com muito orgulho."
Em 2011 Stander fez história ao se tornar o primeiro vencedor Sul Africano da Cape Epic, uma das maiores provas de mtb no mundo. Desde a sua estreia, Cape Epic, em 2008, Stander entrou no evento seis vezes, venceu 20 etapas com o colega Christoph Sauser e foi embora com honras gerais duas vezes.
Cabo fundador Epic, Kevin Vermaak disse, "Esta é a triste notícia que eu recebi desde que comecei a minha participação no Sul Africano ciclismo há 10 anos. Burry foi a nossa estrela mais brilhante. Estou chateado que o mundo tenha sido privado de uma verdadeira lenda na tomada. Agora nós nunca saberemos o quão grande ele estava destinado a ser. Meus pensamentos estão com sua esposa Cherise e sua família, que sempre foram seus maiores apoiadores. "
David Hyam do Racing Especializada disse: "É com grande tristeza que nos despedimos de nosso amigo e lenda ciclismo Burry, que foi tragicamente arrancada no auge de sua vida durante o treinamento em sua cidade natal de Kwazulu-Natal esta tarde . Perdemos não só um amigo, colega e companheiro de equipe, mas um verdadeiro desportista. Ele será sempre lembrado por sua humildade, sua bravura e da maneira gentil em que ele conduziu a sua vida! "
Fonte: Cycling News

Nenhum comentário:

Postar um comentário