15 abril 2014

Ciclista Chileno Sub-23 fatura a Volta Ciclística Internacional do RS


Depois de cinco etapas disputadas, passando por cinco cidades e percorrendo mais de 800 km, o jovem ciclista chileno José Rodriguez se tornou o grande campeão da primeira edição da Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul. O evento, que foi organizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo e Federação Gaúcha de Ciclismo com patrocínio da Caixa Econômica, começou na última quarta-feira (9), em Porto Alegre, e terminou neste domingo (13), na cidade de Nova Petrópolis.

 Mesmo liderando a categoria Sub-23 desde a primeira etapa, José Rodriguez, de apenas 19 anos, não era cotado como um grande favorito ao título geral da competição. Mas a cada dia, o atleta chileno veio mostrando seu talento e precisou apenas da décima colocação na última etapa para ser o vencedor geral da competição.

 “Esta foi a minha primeira vitória em uma volta ciclística. Eu estava liderando a categoria Sub-23, mas meu principal objetivo na competição sempre foi a vitória geral. Estou muito feliz pela conquista e dedico esse resultado para toda a minha equipe. Sem os meus companheiros não seria possível terminar na primeira colocação”, afirmou o campeão.

 Na disputa da quinta e última etapa, realizada neste domingo, com largada e chegada na cidade de Nova Petrópolis, os ciclistas pedalaram 195 km. O brasileiro Antoelson Dornelles (São Francisco Saúde/Ribeirão Preto) terminou na primeira colocação, somando a sua segunda vitória na competição, depois de completar o percurso em 4h26min30s. A segunda colocação ficou com Murilo Affonso (Ironage/Colner) a 5s, seguido por André Almeida (Funvic/BrasilInvest) a 9s.

 Dornelles também comemorou a vitória geral da classificação por pontos, alcançada na última etapa. O ciclista de 28 anos, não escondeu a felicidade pela vitória e destacou a importância de alcançar resultados em eventos internacionais.

 “Larguei na competição muito confiante. Fiz uma preparação especifica para as voltas do RS e do PR, pensando em brigar pela classificação geral. Infelizmente durante a primeira etapa tive alguns problemas mecânicos que acabaram me tirando da briga. Mas estou terminando a competição muito feliz com as duas vitórias por etapas. É sempre importante andar bem em competições internacionais. O próximo objetivo agora será a Volta Internacional do Paraná. Gostaria muito de agradecer a todos da minha equipe pelo excelente trabalho realizado”, declarou Antoelson.

 Entre as equipes, a paulista Funvic/BrasilInvest levou a melhor. A Ironage/Colner terminou em segundo lugar e a São Francisco Saúde/Ribeirão Preto em terceiro. O campeão da montanha foi José Eriberto (Ironage/Colner).

 A comissária internacional da UCI, Dorothy Abbott, elogiou o formato da competição e destacou o aprendizado de toda a equipe de trabalho durante o evento. “Tivemos uma primeira etapa longa e plana aonde todos os atletas tinham chance de vitória. Apesar de duas equipes terem desistido de participar do evento em cima da hora, tudo aconteceu de forma muito inusitada. O título esteve aberto até o último quilômetro da competição, com pelo menos seis atletas disputando diretamente a primeira colocação. Os resultados foram uma surpresa para todos. O evento também serviu bastante como aprendizado para o grupo de trabalho e isso é muito importante para o crescimento da modalidade no Brasil”, declarou Dorothy.

 A Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul é uma organização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC), com supervisão da União Ciclística Internacional (UCI) e patrocínio da Caixa Econômica Federal. Todas as informações do evento estão disponíveis no hotsite oficial: www.cbc.esp.br/voltars2014

Resultados
Classificação da quinta etapa
1º) Antoelson Dornelles (São Francisco Saúde/Ribeirão Preto) – 4h26min30s
2º) Murilo Affonso (Ironage/Colner) – a 5s
3º) André Almeida (Funvic/BrasilInvest) – a 9s
4º) Honorio Machado (Seleção da Venezuela) – a 51s
5º) Lepratti dos Santos (Osasco/New Millen) – a 53s

Classificação geral após a quinta etapa
1º) José Rodriguez (Clos de Pirque) – 18h53min23s
2º) Oscar Sanches (Funvic/BrasilInvest) – a 08s
3º) Gregolry Panizo (Dataro/Bottecchia) – a 10s
4º) André Almeida (Funvic/BrasilInvest) – a 11s
5º) Murilo Affonso (Ironage/Colner) – a 45s

Classificação geral por pontos:
1º) Antoelson Dornelles (São Francisco Saúde/Ribeirão Preto) – 27 pontos
2º) Cristian Clavero (Ironage/Colner) – 22 pontos
3º) Michel Fernandez (São Francisco Saúde/Ribeirão Preto) – 20 pontos

Classificação geral de montanha:
1ª) Eriberto Medeiros (Ironage/Colner) – 26 pontos
2ª) Otavio Bulgarelli (Funvic/BrasilInvest) – 18 pontos
3ª) Victor Moreno (Seleção da Venezuela) – 18 pontos

Classificação geral Sub-23:
1ª) José Luis (Clos de Pirque) – 18h53min23s
2ª) André Almeida (Funvic/BrasilInvest) – a 11s
3ª) Carlos Henrique (Start/Trigon Cycling Team) – a 12min04s

Classificação geral por equipes:
1ª) Funvic/BrasilInvest – 56h41min18s
2ª) Ironage/Colner – 56h46min16s
3ª) São Francisco Saúde/Ribeirão Preto – 57h09min04s

Texto e Fonte:
ASSESSORIA DE IMPRENSA da CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO
http://www.cbc.esp.br/

Acompanhe abaixo os vídeos registrados por Fabiano Vidigal:





Nenhum comentário:

Postar um comentário