24 setembro 2010

Bicicletário: Uma super idéia para sua empresa!

Manual para Implantação de Bicicletários

Este artigo pretende servir de incentivo a outras iniciativas entre parcerias públicas ou da iniciativa privada no que se refere ao serviço de estacionamento de bicicletas.

a. O que é um bicicletário?

Um bicicletário nada mais é do que um estacionamento para bicicletas.
Pode ser apenas um dispositivo, também chamado de paraciclo, normalmente fixado no piso, parede ou teto, com a finalidade de manter uma ou mais bicicletas de forma ordenada de modo que se possa, também, prendê-las com um cadeado ou corrente garantindo uma segurança mínima contra furtos. Este mobiliário urbano, muito comum na Europa e na Ásia pode ter vários formatos, e abrigar uma ou várias bicicletas. Na ASCOBIKE os suportes para as bicicletas são feitos de ganchos, que as deixam na posição vertical, o que gera um melhor aproveitamento do espaço.
Fonte: Fahrradparker/Alemanha.

Fonte: Fahrradparker/Alemanha.


Suportes para bicicletas na ASCOBIKE. (foto: Juliana C. Silva). 


Um bicicletário pode ser, ainda, um estacionamento de bicicletas com acesso controlado, permitindo o estacionamento de longa duração e oferecendo grande número de vagas ao público e maior segurança.

b. Porque construir um estacionamento de bicicletas?


Bicicletários e paraciclos são grandes estimuladores ao uso da bicicleta como modo de deslocamento. A existência de um local apropriado para se estacionar a bicicleta com segurança, praticidade e conforto, devolve dignidade a este modo de transporte.

c. Onde implantar um bicicletário


Bicicletários e paraciclos são bem-vindos em espaços públicos e em todos os lugares considerados pólos atrativos de pessoas. Centros comerciais, terminais de tranporte coletivo, escolas, prédios comerciais, condomínios residenciais, hospitais, shopping centers, supermercados, etc, são lugares que recebem diariamente muitas pessoas (clientes, funcionários, moradores, etc) que poderão acessá-los por bicicleta.

d. Como implantar bicicletário


A implantação de um bicicletário requer uma área equivalente a um lote urbano, mas pode variar de acordo com o programa de atividades propostas pelo gestor do bicicletário.
A implantação de um paraciclo, por outro lado, é mais simples, pois requer apenas o espaço suficiente para abrigar uma bicicleta (no caso de paraciclo unitário) ou, para abrigar até 5 bicicletas, um espaço de 6m2 (3m por 2m), por exemplo.

e. Sustentabilidade do projeto


Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado à continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro. Para um empreendimento humano ser sustentável, ele tem que ter em vista quatro requisitos básicos. Esse empreendimento tem de ser:

• ecologicamente correto;

• economicamente viável;

• socialmente justo;

• e culturalmente aceito.

A bicicleta pode ser vista como um instrumento para a busca da sustentabilidade na medida em que promove a interação social, é saudável, economicamente viável, e ambientalmente correta. Além disso, os ciclistas colaboram para a redução do trânsito nas cidades. Por essas razões tem havido atualmente grandes investimentos governamentais e também privados no incremento do uso da bicicleta.
Um bicicletário pode ser considerado sustentável quando incentiva o uso da bicicleta, assim como políticas públicas voltadas para o transporte não motorizado; promove a inclusão social; cobre os custos e investe em melhorias dos serviços com recursos próprios; desenvolve atividades culturais e interage socialmente com o meio em que está inserido e usa com bom senso a energia e a água e faz a coleta seletiva de resíduos.

f. Sobre a infraestutura urbana


A infraestrutura das cidades deve ser projetada para abrigar as diferentes formas de deslocamento humano (a pé, de bicicleta, transporte coletivo sob pneus e sobre trilhos e transporte individual) com qualidade, conforto e segurança. Com esse objetivo, as cidades devem desenvolver planos cicloviários para que a bicicleta se torne uma opção de deslocamento para todas as pessoas, independente de sexo ou idade. O planejamento cicloviário projeta onde, quando e como é implantada uma ciclovia, com o objetivo de formar diversas conexões em rede possibilitando a circulação de ciclistas por toda a cidade.
Para garantir um bom uso do sistema cicloviário devem ser implantadas infra-estruturas auxiliares como bicicletários e paraciclos, além da sinalização da rede cicloviária.

Fonte: ASCOBIKE (Associação dos Condutores de Bicicletas)

Um comentário:

  1. A Fundação Bradesco possui bicicletário. Fiquei tri feliz quando vi. Quem sabe poderemos fazer um projeto bem legal.No site corporativo tinha uma reportagem apoiando o Dia Mundial sem Carro. A profe de Educação Física é ciclista e tenho certeza que topa qualquer parada.

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