13 março 2011

Circuito Radical

 Após uma semana de disputas na cidade de Rio Quente, Goiás, a equipe Jaguatirica, liderada pelo surfista Phil Rajzman, venceu o Circuito Radical. Ao lado da maratonista Cris Vaqueiro, do mountainboarder Daniel Furman e da ciclista Bruna Ulrich, eles superaram as dificuldades das provas, o clima do cerrado e terminaram a competição em primeiro lugar. O campeão pan-americano de maratonas aquáticas, Luiz Lima, ficou em segundo com a equipe Iguana, seguido pelos tucanos de Daniel Serra, piloto da Stock Car, e a equipe Tamanduá, do pentacampeão mundial de skate, Sandro Dias. Os capitães foram acompanhados por atletas de mountainboard, mountainbike downhill e corrida. 
A competição começou com o Desafio do Lago. Dividida em quatro baterias, a prova consistiu em 250m de natação, 15m de escalada e uma tirolesa de 50m para terminar. Bernardo "Bêzinho" foi o primeiro mountainboarder a completar sua bateria, seguido por Daniel da Iguana e o tucano Daniel Lâmpada. Thiago Solano não completou a natação e foi desclassificado. Logo depois Alessandra e Gláucia travaram um duelo pela liderança. As duas estiveram próximas durante a natação, mas a representante da Iguana se destacou na escalada e venceu a segunda bateria. Glauce e Cris Vaqueiro chegaram em seguida. A caçula Bárbara superou as adversárias entre as meninas da mountainbike downhill e terminou a prova na frente.
Na última bateria estavam os atletas de elite. Como esperado, Luiz Lima dominou a natação e teve folga para a escalada, terminando o percurso em primeiro. Daniel Serra ultrapassou Phil Rajzman na escalada e acabou em segundo. Sandro Dias, com uma lesão no braço, apenas completou a natação. Com o resultado a equipe Iguana largou na liderança, com  60 pontos, seguida pela equipe Jaguatirica, com 45, Tucano com 40 e Tamanduá, com 35.
frame - circuito radical (Foto: Reprodução / TV Globo)

O mountainboard tomou conta da segunda prova e os atletas foram divididos em duas baterias. Os profissionais começaram a disputa em formato quadrangular. Na primeira descida Thiago Solon superou o paulista Daniel e avançou à final contra Bêzinho, que bateu o gaúcho Lâmpada.
A final dos profissionais foi um confronto entre duas gerações. Bêzinho, de 36 anos contra Thiago, 19 anos, pentacampeão brasileiro da modalidade. A juventude largou na frente, mas o experiente Bernardo conseguiu assumir a liderança, mantendo-a até a última rampa, onde caiu e permitiu a vitória da equipe Iguana.
Os capitães disputaram a segunda bateria no esquema de corrida de regularidade. O vencedor seria aquele a completar o percurso em menor tempo. A experiência de Sandro Dias no skate falou mais alto e ele completou a prova em 47 segundos, deixando para trás Phil Rajzman, Daniel Serra e Luiz Lima, respectivamente. No somatório das baterias a equipe Tamanduá ficou na frente, com 35 pontos, seguida por Iguana e Jaguatirica, empatados com 25, e Tucano, com 15 pontos.
Após correrem pela montanha, os participantes se encaminharam para a  terceira prova: a descida de caiaque pelo Rio Quente.  No masculino, Luiz lima venceu Sandro Dias com facilidade e seguiu para a final contra Phil Rajzman, que bateu Daniel Serra. Para a disputa da final, o nível de água do rio foi elevado, tornando a prova ainda mais difícil. Apesar de ter intimidade com as águas, Luiz Lima se atrapalhou com os obstáculos e viu Phil Rajzman chegar na frente com folga. Entre as mulheres, a vitória ficou com a personal trainer Gláucia. Depois da descida do lago, a equipe Iguana manteve a liderança, com 120 pontos, seguida por Jaguatirica com 105, Tamanduá com 80 e Tucano com 70.
Com o placar apertado, a decisão ficou para a última e mais difícil das provas: o Desafio da Serra. Dessa vez todos os participantes competiram. As meninas da corrida começaram com 750 metros de trilha subindo pela mata, depois os capitães escalaram 250m até o topo do primeiro morro para concluir a etapa com um sinal luminoso, que serviu como partida para os mountainboarders descerem 350m até encontrarem as atletas do mountainbike downhill, que fecharam a prova após 350m de descida. Cris Vaqueiro, da equipe Jaguatirica, foi a mais rápida na trilha, Daniel Serra levou a melhor na escalada, Daniel Fulman foi o mountainboarder mais rápido na descida e Luana de Oliveira, campeã da descida da escadaria de Santos, venceu a etapa do mountainbike downhill.
Após o somatório de todas as provas, a equipe Jaguatirica venceu o Circuito Radical com 175 pontos, a equipe Iguana, com 155 pontos, ficou em segundo, seguida pela Tucano, com 130 e Tamanduá, com 115.

Nenhum comentário:

Postar um comentário