15 abril 2011

Acros inova com sistema de marchas hidráulico

Acros A-GE - Câmbio dianteiro hidráulico montado

A empresa alemã Acros não é muito conhecida dos brasileiros, mas possuem fama na Europa por produzirem peças de alta qualidade, feitas na própria alemanha. A fama da empresa sempre esteve nos cubos e caixas de direção, por serem um dos primeiros a oferecerem rolamentos de cerâmica, opções de cores anodizadas e até gráficos customizados feitos a laser.

O Pedal já teve o privilégio de visitar a fábrica, ainda em 2008, podendo conhecer o grande nível de qualidade empregado na produças das peças, podendo ser visto nesta matéria.


Acros A-GE - Câmbio traseiro hidráulico montado

O novo Acros A-GE torna-se o produto mais ousado da empresa: um sistema de câmbios e passadores hidráulicos, que pesa menos que os Shimano XTR, possui apenas uma alavanca de cada lado para subir e descer as marchas e pode ser usado em cassetes de 8, 9 ou 10 velocidades!

O sistema usa um par de cabos hidráulicos para cada câmbio, que são acionados por óleo mineral, com apenas uma alavanca em cada lado do guidon para acionar cada câmbio. O acionamento não é feito apenas apertando a alavanca para frente ou para tras, mas sim em diagona para cima ou para baixo. O peso total do sistema fica em 426.4g e, por enquanto, foram produzidos apenas 250 unidades que serão vendidas por um preço ainda alto: 2.306 dólares.

Acros A-GE - Passador hidráulico montado

Outros detalhes também tornam o sistema interessante: É possível passar até 3 marchas de uma vez com um aperto da alavanca; é possível inverter o acionamento para subir ou descer marchas com acionamento para cima ou para baixo; existe menos fricção, portanto a passagem de marchas é mais suave; pode ser usado com qualquer pedivela, coroa, cassete e corrente; funciona melhor no frio e em condições adversas, sem nunca emperrar com lama.

O Acros A-GE não é o primeiro sistema hidráulico a ser criado. No meio dos anos 90 um sistema foi inventado, mas não funcionou como esperado. Com novas tecnologías e o talento alemão para engenharia, o novo sistema, aliado à competência da marca promete sucesso. Agora é esperar e testar para ver!

Acros A-GE - Câmbio dianteiro hidráulico


Peso dos componentes:

Passadores (cada um): 64.85g
Câmbio traseiro: 159.84g
Câmbio dianteiro: 79.15g
Conduítes hidráulicos (trás): 24.26g
Conduítes hidráulicos (frente): 17.16g
Óleo (trás): 9.00g
Óleo (frente): 7.25g

O site da Acros é: http://www.acros.de