22 janeiro 2015

Jaguar desenvolve tecnologia para detectar ciclistas


Divulgação/Jaguar /

Sensor usa cores, sons e vibrações dentro do carro para alertar a presença de bicicletas e motocicletas próximas ao veículo
Manter a distância mínima recomendada de 1,5 metro dos ciclistas ficará mais fácil com a nova tecnologia desenvolvida pela Land Rover Jaguar que detecta a presença de bicicletas e motocicletas aos motoristas.
A empresa britânica trabalha na criação de sensores que usam cores, sons e vibrações dentro do carro para alertar quando os ciclistas estão se aproximando para evitar possíveis colisões. A novidade ainda não tem data de quando estará presente nos modelos.
Para aumentar a atenção, o sistema faz com que o encosto superior do banco infle levemente, simulando um ‘tapinha’ nas costas do condutor. Quando o ciclista ou motociclista está próximo do veículo, luzes de led acendem-se na janela, no computador de bordo e no para-brisa, informa a Jaguar. Ao passar pelo carro, as luzes ficam vermelhas.
A tecnologia identifica ainda a presença de pedestres em pontos difíceis de serem vistos, como no momento em que atravessam a rua e passam atrás do automóvel; previne a abertura de portas ao lado de ciclovias e ciclofaixas; e torna o pedal do acelerador mais rígido se o motorista ignorar os avisos.
Texto e fonte: Jornal Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário