O Código de Trânsito
Brasileiro "valoriza a vida", as pessoas;
O código preocupa-se com o cidadão dentro de um carro e não com o carro em sí.
O código preocupa-se com o ciclista em cima de sua bicicleta e, acima de tudo, com o pedestre que está vulnerável ao ambiente.
O código preocupa-se com o cidadão dentro de um carro e não com o carro em sí.
O código preocupa-se com o ciclista em cima de sua bicicleta e, acima de tudo, com o pedestre que está vulnerável ao ambiente.

Ciclovias:
Estas, são locais de deslocamento diário dentro da cidade, e não áreas para treinamento.
Estas, são locais de deslocamento diário dentro da cidade, e não áreas para treinamento.

Diga não aos “Pilotos de Ciclovia”!
Lei Nacional 20k/h
Ciclovia Av. Sta Tecla

Ciclovia Av. Sta Tecla OPS 2 - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgv5DI2bSBQ_VTEYVNbGpo6z39vRVjF9gu-N6dVhUs4132khsxvpaHe31Vj2y61PE_viaWosBhF_skn4HS-Os7JAEwzINB9ZIb3RcvAsahyGYb165H-tu9x8dBpMWgGnAb2CX_qOxSDwbA/w962-h577-no/DSC00208.JPG
Ciclovia Av. Sta Tecla OPS 3 - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-_xtDV1u-MJxsHJXmQwJ6B18bh1hx2eKlUOHUe8trzmpq5UqdKjLnKQ7RsseZYj5pqpA09oHqvkcTz67SDxwEYYDEOcjhgCkwgj33VYxK0w__lr3vDangef7B80U_eCgQ2MuwxB8B2QA/s1600/DSC05001.JPG
Ciclovia Av. Sta Tecla Rótulas correto - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgeGz0cSyL8lG-p_AuKC6CvFDW6gmMniXeCY6M7_1o3sB_yh4_aWBep4MxzxudNUsh3XUSSGK43DV7774pFVU22t9UielI8xTJeS4eiGE57wKqDmcv8KppADzOJS_v27hBTEB7zyUaMGzSW/s1600/DSC04200.JPG
Ciclovia Av. Sta Tecla Rótulas errado - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiv4RVRGFlqdcUiwOBecdGB6Ac4PDgcmGrF9HOX-oOQ7ZtGlW1Ys84TFTuBPoMoXn74teFoNNMCJ6hLrWerbAINQawjbjhtx8h9v1COhRnjDipNxdkoBI_TovxGcuCPTHLsHndbSTH8tw/s1600/DSC00706.JPG
Ciclovia Av. Sta Tecla Rótulas errado - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiv4RVRGFlqdcUiwOBecdGB6Ac4PDgcmGrF9HOX-oOQ7ZtGlW1Ys84TFTuBPoMoXn74teFoNNMCJ6hLrWerbAINQawjbjhtx8h9v1COhRnjDipNxdkoBI_TovxGcuCPTHLsHndbSTH8tw/s1600/DSC00706.JPG
Ciclovia Alameda Pedro Cool Leite
Ciclofaixa Av. Visconde Ribeiro Magalhães
Ciclofaixa Av. Visconde Ribeiro Magalhães OPS - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEig_lIpG_uJa9gv1eHoiFGjIGVfQ9vFICKSyvqS0Uzr3e8U3jQyQEW_k44T7hshs5UbwTFtsuPz9sqgKE2D8bVH-Qt6jUAO9Q3SCBMJTPVJDtVVncRlz792uzww1swj-N4-B_2gAwSChrc/w488-h650-no/DSC03326.JPG https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwdrSHFGsWaxsTevHQzV364lMyqgXtWUWdY6Q2_lfFFacTGrDCnHmj236VvPyWAaCcbOZkTBgh5C_yFaHNiXaf-8e7MYIwgm92Vs_KcDHFLeYu9CBLnvkhkM6xdbeiWuHgol8QrM-wMpA/w433-h577-no/DSC01531.JPG
Ciclovia Av. Leonel Brizola
Ciclovia Av. Leonel Brizola OPS - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRGfdtfKEqAOxXzLOe3Uhv7_qF13k4YvhJVNfbEnb1Y4rrExK14xi-NwF_z2-7jRxx2gx5MegaMJOnjNgMaopXFEIwOWaABjb4z07mwtABKHYCY0-d1DBMyvz-AlFz_xXSj1p2s3PfhPc/w1026-h577-no/DSC02725.JPG
Ciclovia da Arvorezinha
Ciclofaixa Av. Espanha

Não tem ciclovia? Não tem
problema!

O Código de Trânsito Brasileiro considera a bicicleta um veículo que deve trafegar na rua quando não houver ciclovias. Compartilhe o espaço, pois é um direito do ciclista.
·
Pedale sempre de capacete, e com o SEU capacete, no SEU tamanho com sua
regulagem e com seu molde correto;
O capacete certo para cada tipo de modalidade

·
Selecione o seu trajeto de deslocamento onde você possa utilizar ao
máximo as ciclovias e ruas com o mínimo movimento de carros;
·
Calçadas são de uso exclusivo dos pedestres, e o ciclista só pode
utilizar dela se desmontado de sua bicicleta;


·
Seja previsível no trânsito para evitar acidentes, sinalize suas
intenções no trânsito, utilizando os braços;

·
Roupas claras ou coloridas, faixas refletivas, adesivos refletivos,
piscas sinalizadores municiados de pilhas bem carregadas;
·
Não pedale na contra mão. É perigoso, contra a lei e em casos de
acidentes o impacto é muito maior;
Colisão frente

O medo dos que usam a contramão

Como evitar:
Não pedale muito próximo ao meio fio – Quando você circula
no meio da faixa, os veículos que querem te ultrapassar tenderão a fazê-lo
através da faixa da esquerda. Por outro lado, se você trafega rente ao
acostamento, os condutores de automóveis provavelmente farão a ultrapassagem
ocupando a mesma faixa que você, aumentando o risco de atropelamento ou
acidente.
·
Muito cuidado em esquinas e cruzamentos, atenção aos carros que estão se
aproximando em todas as direções;
Carro conversão direita - http://mtbbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2013/09/06.png
Carro conversão frontal - http://mtbbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2013/09/08.png
Carro conversão direita - http://mtbbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2013/09/06.png
Carro conversão frontal - http://mtbbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2013/09/08.png
·
Ao circular em rodovias, circule sempre utilizando o acostamento, pois
assim como é obrigação do motorista reservar 1,5m ao ultrapassar um ciclista,
também é obrigação do ciclista circular no acostamento.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEix249Huj-TxqcfcnohaKQmIm10YEaatDyHuClY9BYg8aV6-4rA9J1Pz2aQ3znua8b8tQ6KpjvvJCh1RPaJR0V2qRWyrzE_hgVHBg-yyTenFiBWzKDEj0CSoXy22sQVpIdG9rE6eoU6d3E/w814-h509-no/DSC00255.JPG
Pontes: Reduza a velocidade, observe o fluxo de veículos, sinalize para seus companheiros antes de parar ou ultrapassá-la;
Pelotão/Grupo: Em passeios/treinamentos, fazer o possível para que o pelotão pedale em fila indiana, evitando “escalera” sempre que possível;
Escalera: Indicado somente para dias de competição, com estrada fechada.
http://www.praquempedala.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/07/giro20d27italia20-20stage20six202020200421.jpg
Capitães do grupo:
Ciclista retrovisor: O último ciclista do pelotão, ou os últimos devem ficar responsáveis pelo controle dos veículos que se aproximam no mesmo sentido, ficando de responsáveis sobre avisar o grupo: Pista livre “sobe” ou Pista ocupada “desce”.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEix249Huj-TxqcfcnohaKQmIm10YEaatDyHuClY9BYg8aV6-4rA9J1Pz2aQ3znua8b8tQ6KpjvvJCh1RPaJR0V2qRWyrzE_hgVHBg-yyTenFiBWzKDEj0CSoXy22sQVpIdG9rE6eoU6d3E/w814-h509-no/DSC00255.JPG
Pontes: Reduza a velocidade, observe o fluxo de veículos, sinalize para seus companheiros antes de parar ou ultrapassá-la;
Pelotão/Grupo: Em passeios/treinamentos, fazer o possível para que o pelotão pedale em fila indiana, evitando “escalera” sempre que possível;
Escalera: Indicado somente para dias de competição, com estrada fechada.
http://www.praquempedala.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/07/giro20d27italia20-20stage20six202020200421.jpg
Capitães do grupo:
Ciclista retrovisor: O último ciclista do pelotão, ou os últimos devem ficar responsáveis pelo controle dos veículos que se aproximam no mesmo sentido, ficando de responsáveis sobre avisar o grupo: Pista livre “sobe” ou Pista ocupada “desce”.
·
Muito cuidado com as portas dos carros estacionados;
http://www.respeiteumcarroamenos.com.br/wp-content/uploads/2014/07/Post-j.jpg
http://vejabh.abril.com.br/imagem/2305_bicicleta04_dest.jpg
http://www.respeiteumcarroamenos.com.br/wp-content/uploads/2014/07/Post-j.jpg
http://vejabh.abril.com.br/imagem/2305_bicicleta04_dest.jpg
·
Evite o use de fones de ouvidos, e ao utilizar não abuse do volume e utilize
somente o fone do ouvido direito, deixando o esquerdo livre para a audição do
trânsito .
Uso errado: http://pedaleria.com/wp-content/uploads/2014/06/img-Fones-de-ouvido-capacete.jpg
Uso correto: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/foto/0,,15619447-EX,00.jpg
O que queremos evitar: http://www.parana-online.com.br/media/uploads/2014/agosto/18-08-14/onibus_interna.jpg
Uso correto: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/foto/0,,15619447-EX,00.jpg
O que queremos evitar: http://www.parana-online.com.br/media/uploads/2014/agosto/18-08-14/onibus_interna.jpg
·
Celular: Pare a sua bicicleta, evite acidentes:
http://blog.suri-emu.co.jp/wp-content/uploads/2011/10/blog_suriemu-tr%C3%A2nsito-leis-bicicleta-estacionamento-regras-13.jpg
http://blog.suri-emu.co.jp/wp-content/uploads/2011/10/blog_suriemu-tr%C3%A2nsito-leis-bicicleta-estacionamento-regras-13.jpg
Não se esqueça que
segurança no trânsito não depende apenas do respeito as sinalizações, mas da
conduta e atenção do próprio ciclista. Não esqueça dos equipamentos de
segurança, do capacete, buzina, luzes de sinalização, pneus calibrados e freios
regulados. Bike revisada é bike segura!
O principal que queremos no trânsito: PAZ!
http://imgsapp.diariodepernambuco.vrum.com.br/app/noticia_128576568202/2013/06/15/46161/20130614180228183152u.jpg
http://imgsapp.diariodepernambuco.vrum.com.br/app/noticia_128576568202/2013/06/15/46161/20130614180228183152u.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário