10 janeiro 2015

Trânsito

   O Código de Trânsito Brasileiro "valoriza a vida", as pessoas;
   O código preocupa-se com o cidadão dentro de um carro e não com o carro em sí.
   O código preocupa-se com o ciclista em cima de sua bicicleta e, acima de tudo, com o pedestre que está vulnerável ao ambiente.



Ciclovias:
Estas, são locais de deslocamento diário dentro da cidade, e não áreas para treinamento.

Diga não aos “Pilotos de Ciclovia”!

Lei Nacional 20k/h

Tipos de ciclovias


Ciclovia Av. Sta Tecla 

Ciclovia Av. Sta Tecla OPS - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjjj_dbDFSRGx7U_hk6kNovCWkVcuCNXF7gmW5DREmyQyY0nsaN5LTVgMTN9PZECLzCxTIwc6QZpQyFKMKPePGMWdcYH_JJAHIKGB27VRyhIDhoAcC6dEkjZo-7fO0J0yJWBktCVhANUBJu/s1600/DSC02426.JPG
Ciclovia Av. Sta Tecla OPS 2 - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgv5DI2bSBQ_VTEYVNbGpo6z39vRVjF9gu-N6dVhUs4132khsxvpaHe31Vj2y61PE_viaWosBhF_skn4HS-Os7JAEwzINB9ZIb3RcvAsahyGYb165H-tu9x8dBpMWgGnAb2CX_qOxSDwbA/w962-h577-no/DSC00208.JPG
Ciclovia Av. Sta Tecla OPS 3 - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-_xtDV1u-MJxsHJXmQwJ6B18bh1hx2eKlUOHUe8trzmpq5UqdKjLnKQ7RsseZYj5pqpA09oHqvkcTz67SDxwEYYDEOcjhgCkwgj33VYxK0w__lr3vDangef7B80U_eCgQ2MuwxB8B2QA/s1600/DSC05001.JPG 

Ciclovia Alameda Pedro Cool Leite


Ciclofaixa Av. Visconde Ribeiro Magalhães

Ciclofaixa Av. Visconde Ribeiro Magalhães OPS - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEig_lIpG_uJa9gv1eHoiFGjIGVfQ9vFICKSyvqS0Uzr3e8U3jQyQEW_k44T7hshs5UbwTFtsuPz9sqgKE2D8bVH-Qt6jUAO9Q3SCBMJTPVJDtVVncRlz792uzww1swj-N4-B_2gAwSChrc/w488-h650-no/DSC03326.JPG   https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwdrSHFGsWaxsTevHQzV364lMyqgXtWUWdY6Q2_lfFFacTGrDCnHmj236VvPyWAaCcbOZkTBgh5C_yFaHNiXaf-8e7MYIwgm92Vs_KcDHFLeYu9CBLnvkhkM6xdbeiWuHgol8QrM-wMpA/w433-h577-no/DSC01531.JPG


Ciclovia Av. Leonel Brizola

Ciclovia Av. Leonel Brizola OPS - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRGfdtfKEqAOxXzLOe3Uhv7_qF13k4YvhJVNfbEnb1Y4rrExK14xi-NwF_z2-7jRxx2gx5MegaMJOnjNgMaopXFEIwOWaABjb4z07mwtABKHYCY0-d1DBMyvz-AlFz_xXSj1p2s3PfhPc/w1026-h577-no/DSC02725.JPG


Ciclovia da Arvorezinha


Ciclofaixa Av. Espanha

Não tem ciclovia? Não tem problema!

O Código de Trânsito Brasileiro considera a bicicleta um veículo que deve trafegar na rua quando não houver ciclovias. Compartilhe o espaço, pois é um direito do ciclista.




·          Pedale sempre de capacete, e com o SEU capacete, no SEU tamanho com sua regulagem e com seu molde correto;



O capacete certo para cada tipo de modalidade


·          Selecione o seu trajeto de deslocamento onde você possa utilizar ao máximo as ciclovias e ruas com o mínimo movimento de carros;

·          Calçadas são de uso exclusivo dos pedestres, e o ciclista só pode utilizar dela se desmontado de sua bicicleta; 

·          Seja previsível no trânsito para evitar acidentes, sinalize suas intenções no trânsito, utilizando os braços;

·          Roupas claras ou coloridas, faixas refletivas, adesivos refletivos, piscas sinalizadores municiados de pilhas bem carregadas;


·          Não pedale na contra mão. É perigoso, contra a lei e em casos de acidentes o impacto é muito maior;



Colisão frente

O medo dos que usam a contramão

Como evitar:
Não pedale muito próximo ao meio fio – Quando você circula no meio da faixa, os veículos que querem te ultrapassar tenderão a fazê-lo através da faixa da esquerda. Por outro lado, se você trafega rente ao acostamento, os condutores de automóveis provavelmente farão a ultrapassagem ocupando a mesma faixa que você, aumentando o risco de atropelamento ou acidente.


·          Muito cuidado em esquinas e cruzamentos, atenção aos carros que estão se aproximando em todas as direções;
Carro conversão direita - http://mtbbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2013/09/06.png
Carro conversão frontal - http://mtbbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2013/09/08.png

·          Ao circular em rodovias, circule sempre utilizando o acostamento, pois assim como é obrigação do motorista reservar 1,5m ao ultrapassar um ciclista, também é obrigação do ciclista circular no acostamento.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEix249Huj-TxqcfcnohaKQmIm10YEaatDyHuClY9BYg8aV6-4rA9J1Pz2aQ3znua8b8tQ6KpjvvJCh1RPaJR0V2qRWyrzE_hgVHBg-yyTenFiBWzKDEj0CSoXy22sQVpIdG9rE6eoU6d3E/w814-h509-no/DSC00255.JPG
Pontes: Reduza a velocidade, observe o fluxo de veículos, sinalize para seus companheiros antes de parar ou ultrapassá-la;
Pelotão/Grupo: Em passeios/treinamentos, fazer o possível para que o pelotão pedale em fila indiana, evitando “escalera” sempre que possível;
Escalera: Indicado somente para dias de competição, com estrada fechada.
http://www.praquempedala.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/07/giro20d27italia20-20stage20six202020200421.jpg
Capitães do grupo:
Ciclista retrovisor: O último ciclista do pelotão, ou os últimos devem ficar responsáveis pelo controle dos veículos que se aproximam no mesmo sentido, ficando de responsáveis sobre avisar o grupo: Pista livre “sobe” ou Pista ocupada “desce”.
·          Evite o use de fones de ouvidos, e ao utilizar não abuse do volume e utilize somente o fone do ouvido direito, deixando o esquerdo livre para a audição do trânsito .





Não se esqueça que segurança no trânsito não depende apenas do respeito as sinalizações, mas da conduta e atenção do próprio ciclista. Não esqueça dos equipamentos de segurança, do capacete, buzina, luzes de sinalização, pneus calibrados e freios regulados. Bike revisada é bike segura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário