25 junho 2015

Aplicativo brasileiro converte exercícios físicos em milhas de viagem

Mova Mais, criado em 2013, lança agora sua versão beta, que já reúne 20 mil usuários

Praticamente a custo zero, apenas com a dedicação do tempo dos sócios, nasceu em 2013 o Mova Mais, serviço que incentiva pessoas a se exercitarem em troca de pontos em programas de fidelidade.“Não houve investimento inicial no negócio”, diz Fernando Aquino, CEO do Mova Mais.

Rodamos seis meses com recursos próprios, praticamente sem gastos, apenas com o trabalho dos sócios, até a entrada de um investidor, em abril de 2014, que trouxe recurso suficiente para contratarmos nossos primeiros funcionários e formalizar uma estrutura.” Aquino não abre o valor do investimento feito por Flávio Augusto, da T-BDH Capital.

Agora, depois de reunir 20 mil usuários pré-cadastrados, o Mova Mais lança sua versão beta. “Neste primeiro momento, os usuários vão se cadastrar para ter acesso às funcionalidades do sistema e irão colaborar para a construção dos algoritmos de análise de atividades, antifraude e geração de pontos e benefícios”, explica Marco Gomes, cofundador do Mova Mais.


A plataforma, que funciona no segundo plano do celular, extrai os dados de aplicativos de atividades físicas. Assim, as corridas, caminhadas e pedaladas do usuário geram pontos que vão sendo acumulados para, depois, serem trocados por recompensas como passagens aéreas a diárias em hotéis.

Por enquanto, três aplicativos são compatíveis com o Mova Mais: RunKepper, Map My Run e Strava. “Pretendemos integrar novos apps e modalidades de atividades físicas frequentemente”, diz Aquino.

Ele explica que a incorporação de novos aplicativos exige um refinado trabalho de calibragem de algoritmos e reconhecimento de sinais fornecidos por sensores. Para integrar as primeiras três modalidades – caminhada, corrida e ciclismo –, a equipe do Mova Mais investiu um ano de pesquisa e desenvolvimento. “Tempo e investimento são necessários para que a plataforma seja robusta e os dados sejam confiáveis para nossos parceiros comerciais.


Aquino não abre as metas internas de crescimento da startup e diz apenas que tem o “objetivo de crescer o mais rápido o possível”.


Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN)

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