16 junho 2015

Nota oficial UCI/CBC: Equipamento de uso proibido

   Preocupada com a segurança dos competidores de ciclismo de estrada, a UCI (União Ciclistica Internacional) proibiu a utilização de sistemas de freio à disco nas bicicletas em competições oficiais. Consequentemente a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) também adotou a regra. Para esclarecimentos maiores, segue a nota oficial abaixo, e lembrando que as provas de ciclismo de longa distância (Audax/BRM) não se encaixam como competição e não existe a proibição deste tipo de sistema de freios.

Nota oficial:
   A Confederação Brasileira de Ciclismo vêm através deste comunicado, informar que a utilização de bicicletas com freio a disco, na disciplina de Estrada, em qualquer categoria ou classe de competição (regional, estadual ou nacional), está terminantemente proibida pela União Ciclística Internacional (UCI) e, consequentemente pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).
   Existem algumas publicações em veiculos de comunicação informando a realização de testes com esse tipo de equipamento (freio a disco) utilizando equipes de Ciclismo de Estrada profissionais do Pro-Tour. Esses testes fazem parte de um pacote de estudos realizados pela UCI, no sentido de verificar a possibilidade da utilização deste tipo de freio nos eventos de Ciclismo de Estrada.
   Esclarecemos que no Brasil, a utilização de bicicletas com freio a disco na disciplina de Ciclismo de Estrada só estará liberada após a aprovação do seu uso feita pela UCI, tendo estas modificações implementadas nos regulamentos oficiais da entidade internacional.

Fonte: 
ASSESSORIA DE IMPRENSA
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO