20 agosto 2015

Brevet Randonneurs Moundiaux Paris Brest Paris 2015

   Eis que chega ao final, o tão esperado Paris Brest Paris, evento máximo das provas de ciclismo não competitivo, da série Super Randonneurs. Neste ano de 2015, o Clube Audax Bagé enviou os seus primeiros representantes, já que na edição anterior, em 2011, quando Goodymar C. Oliveira e Carlos Ruberti, representaram o município de Bagé, o Clube Audax Bagé, ainda não tinha o seu registro junto à ACP francesa. No total, foram 07 ciclistas, entre mais de 6.000 participantes, oriundos de todos os continentes, diversos países, diversas nacionalidades e inúmeras culturas diferentes, unidos atrás de um único objetivo e uma única paixão: PEDALAR.
   Hoje Bagé já se encontra em festa, após 90 horas de nervosismo, com a comunidade do pedal bajeense acompanhando através do site oficial do evento, o passo a passo de cada ciclista, atentos aos registros efetuados a cada Posto de Controle, ao qual nossos representantes passavam, já que nem todos largaram no mesmo horário, e poucos conseguiram manter-se unidos durante o trajeto.
   Para a nossa ânsia e desespero, nos chega a notícia de que Nilton Sittoni, após já ter pedalado mais de 700 quilômetros havia abandonado a prova, pois não suportava mais o frio, já que as variações climáticas foram extremas, com altas temperaturas durante o dia, e baixíssimas durante a noite, castigando ainda mais os "guerreiros" participantes. O mesmo caso aconteceu com Itiberê Silva, que segundo relato de parentes, em ligações com a voz trêmula procurava forças para não desistir do tão sonhado feito.
   Enquanto isto, Leonardo Hahn e seu cunhado Adriano Pacheco, vinham firme e fortes, ou nem tão firme e nem tão fortes, pois uma prova dessas leva ao extremo todo e qualquer corpo humano, e já com cerca de 900 quilômetros, Leonardo com medo de não conseguir concluir, dá o comando ao seu companheiro de pedal: "Adriano, vai que é tua! Vou levando e indo como posso. Não quero lhe prejudicar." Com certeza Adriano saiu contrariado por deixar seu companheiro para trás, e mesmo com as mãos em feridas, Adriano "prensou o passo" e seguiu em frente, enquanto Leonardo continuava pouco mais atrás. Destes dois, ambos completaram dentro do tempo regulamentar o evento, com um total de 88 horas (Adriano) e 89 horas (Leonardo), das 90 horas ao qual os participantes tem para encarar os "bem ditos" 1.230 quilômetros.
   Preocupado com Leonardo e Adriano, Gerson Lopes, que achava que estava atrás deles, vinha com o "pedal firme" tentando alcançá-los, porém mal sabia ele que já havia passado por eles, em algum Posto de Controle, e com tantas bicicletas, tantos participantes, não encontrar seus companheiros era algo fácil de acontecer. Já quase na linha de chegada, faltando apenas 60 quilômetros, a organização do evento tenta retirá-lo da prova, pois seu corpo debilitado já mostrava sinal de fadiga extrema, ao qual a garra não o deixou abandonar o seu sonho, não por 60 quilômetros, após ter pedalado mais de 1.100. Abandonar era a loucura mais impensável para Gerson neste momento, e convenceu os juízes de prova de que alguns minutos de descanso, e com a ajuda de algumas medicações, ele poderia se reestabelecer e concluir a prova, já que estava com tempo de sobra para tal. A ajuda de um brasileiro fluente em francês ajudou Gerson a conseguir tal autorização para continuar, e lá foi Gerson para concluir a sua jornada, com um total de 83 horas e 31 minutos.
   Mais à frente, puxando a fila dos bajeenses, André Ianzer vinha surpreendendo à todos que vinham lhe acompanhando na "transmissão quase ao vivo" do site, com uma excelente média, e com uma boa tática para repor seu sono, André foi um dos bajeenses ao qual melhor conseguiu colocar em prática todos os seus treinamentos para este evento, completando o evento em 78 horas e 21 minutos.
   Então, dos 07 participantes do Clube Audax Bagé, 04 já haviam completado, 02 desistido, e faltava apenas 01 guerreiro, o tempo quase estourando, e nosso "Prefeito guerreiro", ao qual começou a pedalar há menos de 02 anos, Super Randonneurs 2015, agora com uma quilometragem imensa na bagagem, Luis Carlos Folador, chega ao último Posto de Controle, faltando 60 quilômetros para a chegada, e com apenas 01 hora para efetuar este trajeto. Esperanças da conclusão dentro do tempo hábil já não havia mais, mas a garra e a determinação deste guerreiro são qualidades que devem ser reconhecidas, um mérito, pois ele concluiu o trajeto. Após o tempo regulamentar de 90 horas, mas desistir? Nã nã! Com um total de 94 horas e 01 minuto, Folador chega ao "finish" e nos coloca em estado de elforia e calmaria ao mesmo tempo, pois nós que estávamos na torcida, sabíamos, assim como eles, de todos os perigos que o trânsito oferece, de todas as adversidades que o corpo sofre ao ser levado até um patamar de tamanho esforço.
   À estes "guerreiros", sem excessões! Registro a minha admiração, o meu respeito e parabenizo, emocionado à cada um. Agora é aguardar a chegada desta turma, para ouvirmos de cada um, a sua versão, a sua história, e "que história"! Essa sim, é daquelas "sensacionais", histórias de um avô contar para um neto, mas é claro que muitas e muitas vezes eles terão que contar aos seus amigos...
   Galera, mais uma vez, PARABÉNS!!!! Vocês são de mais!!!!

André Ianzer, Luis Carlos Folador, Itiberê Silva, Adriano Pacheco, Gerson Lopes, Leonardo Hahn e Nilton Sittoni.
Link's relacionados:
Roteiro PBP Strava (Adriano Pacheco)
Site oficial do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário