05 abril 2011

Panamericano de Mountain Bike



As primeiras competições do Campeonato Pan-americano de Mountain Bike disputado em Chiá na Colômbia aconteceram nesta sexta feira, 1 de abril, os brasileiros logo na primeira oportunidade já demonstraram estar muito bem preparados, conquistando três medalhas, uma de bronze na prova Team Relay (revezamento por equipes) na Elite e outras duas na categoria Máster, sendo ouro na prova XCO com o atleta Abraão Azevedo e prata no Down Hill com Marcos Marra.

Durante a prova de revezamento o técnico da seleção brasileira Eduardo Ramires selecionou os seguintes atletas: Sherman Trezza, Roberta Stopa, Henrique Cocuzzi e Ricardo Pscheidt. Os ciclistas brasileiros fizeram uma prova bastante agressiva, apesar da dificuldade com a altitude, conseguiram terminar na terceira colocação a pouco mais de 3 minutos com relação a Colômbia, que ficou com a medalha de ouro.

"Posso falar que foi um grande resultado este bronze. Sabíamos que os colombianos eram os favoritos e a Seleção Argentina também tinha grandes atletas. O terceiro lugar foi um grande resultado para nós. Todos os atletas deram o seu limite. Então, levando-se em consideração ainda a altitude, foi muito honroso este terceiro lugar" declarou Ricardo Psheidt.

Para a formação do quarteto de revezamento, todas as seleções teria obrigatoriamente que escalar um atleta da Elite masculino, um da Elite Feminino, um Junior e um Sub-23.

“Pedalei como nunca. Dei a vida literalmente dentro da pista até ficar sem respirar. Eu queria muito esta medalha” comentou Roberta Stopa, representante do feminino na prova de revezamento.

A Colômbia ficou com a medalha de ouro, participando da prova com os atletas Miguel Londoño, Yesid Chía, Laura Abril e Leonardo Páez. Na segunda colocação fechando o pódio chegaram os argentinos.

A medalha de ouro na categoria Máster XCO foi conquistada pelo atleta brasiliense Abraão Azevedo, o ciclista teve um inicio bastante complicado, mas em uma prova de recuperação conseguiu assumir a liderança na ultima volta e chegar isolado para ganhar o ouro.

A seleção brasileira participa dos jogos Pan-americano com o patrocínio do Banco do Brasil (O banco do ciclismo brasileiro).

Confira os cinco primeiros da prova de revezamento:
1º Colombia (Leonardo Páez, Laura Abril, Yesid Chía, Miguel Londoño) 1h10m54s
2º Argentina (Kevin Ingrata, Germán Dorman, Nohelia Rodríguez, Catriel Soto) 1h13m00s
3º Brasil (Sherman Paiva, Roberta Stopa, Luis Cocuzzi, Ricardo Psheidt) 1h14m33s
4º Ecuador (Alexandra Serano, Santiago Padilla, Alberto González, David Espinosa) 1h15m14s
5º México (Emanuel Valencia, Iván Izardi, Daniela Campuzano, Alejandro Barajas) 1h16m15s
 

O segundo dia de competições do Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike foi de muitas emoções para o Brasil, a prova esta sendo realizada em Chia na Colômbia e a modalidade Down Hill conquistou sete medalhas em suas diversas categorias.

Os atletas da seleção brasileira competiram com muita disposição neste sábado, 2 de abril, os ciclistas mergulharam nas descidas em Chia-Colômbia e deixaram bem claro para todos, que temos hoje um Down Hill muito forte de nível internacional.

Na categoria Elite, o vencedor foi o colombiano Marcelo Gutiérrez que finalizou a prova com o tempo de 3m12s, o melhor brasileiro nessa categoria foi Markolf Berchtold que terminou na quinta colocação.
Após a disputa da Elite, as outras categorias entraram na pista, e o Brasil conquistou sete medalhas, sendo duas de ouro, duas de prata e três de bronze.

Na categoria Elite Feminino as brasileiras já começaram brilhando, por muito pouco não levaram o ouro, as atletas Luana Oliveira e Bruna Ulrich ganharam prata e bronze respectivamente.

Disputando a categoria juvenil, as novas promessas do ciclismo brasileiro entraram em cena, e não fizeram feio, os jovens atletas proporcionaram para o Brasil mais uma dobradinha com Alison Mattje terminando com a prata e Silvio Félix com o bronze.

A categoria máster mais uma vez também mostrou toda a sua experiência, Marcos Lira da categoria Máster B conquistou a medalha de Ouro e na Máster A Robert Sgarbi também ganhou mais um Ouro para o Brasil com Leandro Campovilla ainda terminando com a medalha de bronze.

Essa competição provou mais uma vez o crescimento que o Brasil vem conquistando no cenário internacional, o Down Hill mostrou toda a sua força ganhando prestigio e respeito por todas as nações presentes, deixando claro que estamos trabalhando no caminho certo.

Esta edição do Campeonato Pan-Americano esta marcada pela sua grande importância, sendo a única oportunidade para se classificar para os Jogos Pan-Americanos que serão realizados em Guadalajara no México no mês de novembro, a prova também esta distribuindo 3 vagas diretas para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, sendo duas para o XCO Masculino e uma para o XCO Feminino.

A seleção brasileira participa do Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike na Colômbia com o patrocínio do Banco do Brasil (O banco do ciclismo brasileiro).



Confira os resultados do segundo dia de competição:

Elite Masculino
1-Marcelo Gutiérrez (Colombia) 3:12:103
2-Mauricio Estrada Colombia 3:18:146
3-Mario Jarrín (Equador) 3:20:379

Júnior Masculino
1-Rafael Gutiérrez (Colombia) 3:23:825
2-Juan Orrego (Colombia) 3:24:842
3-Felipe Escobar (Colombia) 3:29:41

Elite Feminino
1-Jackeline Harmony (USA) 4:00:309
2-Loana Oliveira (Brasil) 4:08:708
3-Bruna Ullrich (Brasil) 4:15:760

Juvenil
1-Gustavo Ortíz (Chile) 3:34:321
2-Alison Mattje (Brasil) 3:39:845
3-Silvio Félix (Brasil) 3:40:533

Máster B
1-Marcos Lira (Brasil) 4:06:346
2-José Jacquez (México) 4:08:513
3-Germán Holguín (Colombia) 4:20:550

Máster A 2
1-Alvaro Garcés (Colombia) 3:46:719
2-José Morales (Guatemala) 3:51:719
3-Miguel Soto (Colombia) 3:56:576

Máster A 1
1-Roberti Sgarbi (Brasil) 3:37:463
2-Daniel Arredondo (Colombia) 3:38:322
3-Leandro Campovilla (Brasil) 3:38:446

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO


Nenhum comentário:

Postar um comentário