24 janeiro 2013

Entenda o "Spine Concept"

Spine Concept é um estudo feito pela Fizik na Universidade de Pádova, Itália, aonde se chegou à conclusão de que a posição de cada atleta em relação ao selim, depende da flexibilidade da sua coluna, ou seja, “Conceito da Coluna”.
http://marciomay.tpa.com.br/wp-content/uploads/2013/01/shape-300x164.jpg
Com base nesse estudo, provou-se que como os ossos isquiáticos ficam em posição diferente dependendo da flexibilidade do ciclista, e é preciso ter selins com formatos diferentes para melhor atender a necessidade de cada um.
http://marciomay.tpa.com.br/wp-content/uploads/2013/01/cobra-camaleao-e-tour-300x156.jpg
Para um melhor entendimento, a fizik denominou os atletas com muita flexibilidade de atletas “Cobra”, com média flexibilidade de atletas “Camaleão” e com pouca flexibilidade de atletas “Touro”.
http://marciomay.tpa.com.br/wp-content/uploads/2013/01/flexibilidade-300x153.jpg
Para fazer o teste, basta o ciclista tentar tocar as mãos no chão com os pés separados cerca de 30 cm e sem dobrar o joelho. Quem conseguir tocar o chão com facilidade é atleta Cobra, quem tiver um pouco de dificuldade e não encostar é Camaleão, e quem ficar muito longe é atleta Touro.
Mas o que isso interfere? Vamos aos detalhes:

Atleta Cobra:
cobra
Veja o vídeo do atleta cobra: http://vimeo.com/36131593
O atleta que tem alta flexibilidade necessita de um selim que seja plano, pois ele consegue sentar com o apoio do peso na parte de trás dos ossos isquiáticos e alcançar na parte baixa do guidão flexionando a coluna, sem alterar o seu apoio no selim. Também consegue mudar a sua posição de pedalada mais para frete ou para trás do selim dependendo do momento da prova, por isso o selim plano como o Arione ou o Tundra são ideais.
Atleta Touro:
touro
Veja o vídeo do atleta touro: http://vimeo.com/36140419
Quem é Touro, ou seja, tem pouca flexibilidade, altera a posição do quadril, fazendo um pequeno giro, alterando a posição dos ossos isquiáticos em relação ao selim, apoiando na parte mais frontal. (Veja no vídeo) Neste caso, ficou provado que um selim que tenha uma curvatura como é o caso do Aliante, irá facilitar a este ciclista chegar à posição mais baixa do guidão, e como o selim tem a parte traseira um pouco mais larga e elevada permite corrigir a posição de apoio. O selim também tem a parte central mais macia para não forçar a região genital.
Atleta Camaleão:
camaleão
Veja o vídeo do atleta camaleão: http://vimeo.com/36139457
Já o atleta camaleão tem uma flexibilidade média e fica em uma posição intermediária. Os selins Antares e Gobi, não são tão curvados como o Aliante e nem tão planos como Arione e o Tundra, fazendo com que o atleta consiga uma melhor posição com estes modelos. Alguns atletas Camaleão, como o próprio nome diz, conseguem se adaptar também com os modelos Cobra e outros com o modelo Touro. O ideal neste caso é usar um selim de teste por alguns dias para escolher o melhor modelo.
A flexibilidade de cada ciclista independe do seu nível de treinamento, mas sim da natureza de cada um. Você pode observar os atletas que competem o Tour de France e veremos dos três tipos de flexibilidade.
http://marciomay.tpa.com.br/wp-content/uploads/2013/01/cervelo.jpg
Usar o selim correto ajuda a corrigir o comportamento do movimento dos ciclistas, o que permite exigir o máximo de performance com o maior conforto durante grandes períodos de tempo.
http://marciomay.tpa.com.br/wp-content/uploads/2013/01/selins.jpg


http://marciomay.tpa.com.br/wp-content/uploads/2013/01/creditos.jpg
Os selins Fizi'k você encontra sob encomenda na loja Ciclo Regert, em Bagé.http://facebook.com/cicloregert

Nenhum comentário:

Postar um comentário