30 agosto 2014

Aprenda a preparar a sua barrinha de cereal para levar nas pedaladas

   A barra de cereal virou uma das melhores amigas de quem tem uma vida corrida mas busca uma alimentação equilibrada e saudável. Mas será que aquelas que a gente compra no supermercado são assim tão saudáveis? Até são, mas depende da barrinha. Algumas, de fato, são ricas em fibras e não contém açúcar ou gorduras saturadas, sendo assim uma boa opção para uma beliscada entre as refeições.
   O problema é que tantas outras trazem escondidas ameaças como conservantes, estabilizantes e gomas, além de grandes quantidades de gordura e açúcar. Uma pesquisa feita pela consultoria de consumo britânica Which? comparou marcas disponíveis no Reino Unido e sentenciou: todos os 30 produtos pesquisados continham bastante de açúcar, sendo que 16 deles apresentava níveis acima dos 30% do ingrediente em suas composições. Algumas barras, segundo o estudo, continham quantidade maior de açúcar do que um copo de 150ml de refrigerante de cola. Outras, eram ricas em gorduras saturadas, especialmente as barras destinadas ao público infantil.
   A presença das fibras, uma das supostas vantagens das barras, também não é garantida. Algumas marcas brasileiras não contém sequer um grama de fibra em sua composição.
barrinha1   Só existem dois jeitos de fugir das armadilhas das barrinhas. O primeiro, e mais simples, é ficar atento às informações nutricionais que constam nas embalagens, que informam as quantidas de açúcar, gordura e fibras presentes em cada produto. Assim é possível fugir das altas concentrações de substâncias indesejáveis na alimentação. O segundo jeito é fazer você mesmo a sua barra, com igredientes cuja procedência e valor nutricional são conhecidos e confiáveis.
   Confira duas receitas de barras de cereal que podem ser preparadas em casa de forma prática e, mais importante, 100% saudável. A primeira foi criada pela chef nutricionaista Bela Gil e apresentada por ela em seu programa, Bela Cozinha, no canal a cabo GNT. A outra foi elaborada pelos nutricionistas da marca Becel, que fabrica a margarina utilizada na mistura. Aproveite.
Barra de Cereal Caseira da Bela Gil
Tempo de preparo: 1h30minRendimento: serve 6 pessoas
Ingredientes
12 tâmaras sem caroço1/4 copo de amêndoas torradas1/4 copo de castanhas-do-pará1/4 copo de castanha do caju torradas1/3 copo de pasta de amendoim1 colher (sopa) de semente de abóbora sem casca2 colheres (sopa) de água2 colheres (sopa) de goji berry (ou passas)
Preparo
   Coloque as amêndoas, as castanhas de caju e as castanhas-do-pará no processador de alimentos e triture tudo até ficarem um pouco moídas, mas com alguns pedaços inteiros. Reserve a mistura em uma vasilha. Em seguida, triture as tâmaras e a pasta de amendoim. Junte ao restante e acrescente as sementes de abóbora e as goji berrys. Misture bem com as mãos.
   Para finalizar, unte uma forma com óleo de coco e espalhe bem a massa pela superfície, deixando-a com a grossura de um dedo. Deixe na geladeira por uma hora. Corte em pedaços a gosto e sirva.
Barrinhas de Cereais – Receita Becel
Rendimento: 10 unidades
Tempo de preparo: 25min
Ingredientes
Meia xícara (chá) de mel2 colheres (sopa) de margarina2 xícaras (chá) de granola
Preparo
   Em uma panela média, coloque o mel e a margarina e leve ao fogo médio por 5 minutos ou até ferver. Retire do fogo, junte a granola, misture e leve novamente ao fogo médio por 10 minutos, mexendo sempre, até soltar totalmente da panela. Uma dica importante é retirar do fogo somente quando a mistura estiver seca.Unte uma superfície de mármore ou granito e despeje a mistura. Espere amornar e amasse com as mãos. Dê o formato das barrinhas e deixe esfriar antes de servir.
Texto e fonte: Patrícia Lima Por Patrícia Lima (Revista donna)