11 novembro 2014

Campanha de conscientização do uso correto da ciclovia

   Nesta segunda-feira, 10/Novembro, foi dia de mobilização de ciclistas na Ciclovia da Av. Stª Tecla, em prol de mehorias na trafegabilidade  da via e conscientização do uso correto da mesma.
   Reunimos um grupo de ciclistas nas proximidades da rótula do Posto Ipiranga em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito, Comitê Balada Segura e Ciclo Regert/Associação Bajeense de Ciclistas/Clube Audax Bagé/Pelotão da Quinta, para efetuarmos a entrega do panfleto que segue abaixo:


   As abordagens da campanha de conscientização não ficaram focadas somente nos pedestres que utilizam a ciclovia para caminhada, ao invés das calçadas, mas também aos ciclistas que estão utilizando a via dos carros para tal circulação, estes colocando sua vida em risco e os seus direitos "ralo abaixo", já que em "Ruas ou Avenidas dotadas de ciclovia (como é o caso da Stª Tecla) o ciclista é OBRIGADO a circular dentro da ciclovia".
   Das abordagens realizadas, em cerca de 60% dos casos tivemos uma aceitação saudável, com os pedestres saindo da ciclovia e passando para as calçadas, recebendo uma salva de palmas, dos ciclistas que ali estavam. Alguns não leram o folder, guardando no bolso sem ao menos olhar, outros nem tiraram os fones de ouvido para escutar nossa abordagem. Mas tivemos um caso em especial que chamou a nossa atenção, de um corredor de rua, que passou por nós, pegou um panfleto, e passou para a calçada, fazendo sua corrida na calçada e retornando para nos repassar informações sobre sua corrida fora da ciclovia: "Os carros estacionados na calçada e as elevações nas entradas das garagens são as principais dificuldades enfrentadas por quem quer praticar seu exercício físico na calçada". Cabe agora ao Poder Público Municipal cobrar tais irregularidades em desníveis de calçada e aos órgãos de trânsito, fiscalizarem veículos estacionados fora de seus devidos locais.
   Mas sabemos que esta "semente de conscientização" deve ser "regada" semana a semana, na qual agora iremos realizar a distribuição de panfletos em todas as nossas subidas à avenida.




   Representantes da Associação Bajeense de Skatistas também estiveram presentes na atividade (Lelinho Lopes e Rodrigo "Gelatina"), e irão ajudar a repassar instruções aos skatistas que utilizam a ciclovia:
   O skate não deixa de ser um "ciclo", já que é movido por tração humana, desde que utilizado de maneira consciente, sem que o condutor circule realizando manobras, este pode circular sim dentro da ciclovia.

   
   Momento de atenção: 
   Foi realizado o teste de bafômetro em um ciclista que trafegava fora da ciclovia, colocando sua vida em risco, este foi convidado a receber um panfleto da campanha de conscientização e recebeu uma pequena aula dos agentes da SMTC com quais consequências ele teria que arcar se estivesse ao volante de um veículo motorizado.
   O teste acusou um volume de 0,4g/l, o que já o indiciaria em prisão, multa, recolhimento do veículo e suspensão de sua carteira de motorista pelo período de 01 ano.
   Vale lembrar que não é só o bolso que dói no caso de uma abordagem pelos agentes das entidades de trânsito, o risco de acidentes e colisões envolvendo vítimas fatais são os principais fatores de risco, portanto, SE BEBER, NÃO DIRIJA. E NEM PEDALE!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário