22 junho 2015

Grupo de trabalho vai discutir políticas para ciclistas no RS

   A presença cada vez mais intensa das bicicletas no trânsito e a importância desse modal para a solução do problema de mobilidade urbana motivou o Detran/RS a criar um grupo de trabalho para pensar políticas direcionadas aos ciclistas. Composto por técnicos de diversas áreas do Detran/RS e entidades ligadas à causa, o GT tem como principal preocupação a segurança, mas visa também estimular o uso dessa solução alternativa de meio de transporte.
Grupo foi instituído pela Portaria 254/2015, publicada hoje no Diário Oficial do Estado   O grupo foi instituído pela Portaria 254/2015, publicada hoje no Diário Oficial do Estado, e deve reunir-se sempre na primeira sexta-feira do mês na sede da Autarquia, em Porto Alegre. Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (Mobicidade), Laboratório de Políticas Públicas e Sociais (Lappus), Gramado de Bicicleta e Associação dos Ciclistas de Porto Alegre (ACPA) estão entre as entidades representadas. Poderão ser convidados, ainda, outros órgãos ou instituições, de acordo com a necessidade e/ou especificidade temática discutida nas reuniões.
   A cada encontro, serão avaliados os dados estatísticos envolvendo bicicletas e produzidos relatórios contendo as conclusões do grupo e propostas para subsidiar ações educativas, pedagógicas e operacionais.
   A aproximação do Detran/RS com os grupos de ciclistas começou em 2012, quando foi construído em conjunto um material pedagógico  para ser utilizado nas aulas dos Centros de Formação de Condutores e em outras oportunidades. Na retomada dos encontros, em maio deste ano, os cicloativistas trouxeram novas preocupações e foram unânimes quanto à necessidade de levar aos motoristas mais informação sobre o uso da bicicleta como meio de transporte, como a distância de 1,5 m, que deve ser mantida entre o automóvel e a bicicleta, e os gestos indicativos de intenções do ciclista.
Fonte: Detran RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário