02 março 2011

Lugar de bicicleta é onde?


A reportagem abaixo foi feita pela página do Terra “Você sabia?”
É muito importante que esse tipo de reportagens sejam divulgadas, para que as pessoas comecem a entender que a bicicleta é um veículo como qualquer outro, se não melhor. Uma vez que não polui, não causa engarrafamentos e faz muito bem a saúde!
Segue a matéria na integra
Em países europeus, com a Holanda, as bicicletas são comuns nas ruas das grandes cidades. Foto: Getty Images
Em países europeus, como a Holanda, as bicicletas são comuns nas ruas das grandes cidades

Foto: Getty Images
As bicicletas são veículos silenciosos, ecologicamente corretos, saudáveis e, em casos de grandes cidades com trânsito pesado, são muitas vezes mais eficientes que os carros. Mas, em momentos como este em que um grupo de ciclistas foi atropelado por um motorista em Porto Alegre, vem a dúvida: O lugar de ciclista é na faixa de rolamento ou na calçada?
Segundo o diretor técnico do Detran do Rio Grande do Sul, Ildo Szinvelski, quando não há ciclovia, ciclofaixa ou acostamento, as bicicletas devem ficar na pista de rolamento, circulando no mesmo sentido que os carros, próximas à calçada. Esses veículos só podem ficar nos passeios se estes forem devidamente sinalizados e a circulação for autorizada pelo órgão responsável.
O ciclista que conduzir sobre a calçada pode até ser multado, já que o ato é considerado infração média, e ter a bicicleta apreendida. Além disso, as bicicletas têm preferência sobre os veículos automotores e cabe a estes a responsabilidade pela segurança do ciclista.
Szinvelski lembra que o ciclista deve zelar pela própria segurança, cuidando, por exemplo, a distância e visibilidade dos outros veículos. O condutor ainda deve usar equipamentos de segurança – campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais e espelho retrovisor do lado esquerdo.
Quando o condutor desce da bicicleta, ele é um pedestre comum, deve andar na calçada, empurrando o veículo, e só pode voltar a circular na pista de rolamento se voltar a pedalar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário